-->

Governo inaugura obras em São Luís

O Governo do Maranhão segue inaugurando obras em alusão ao mês de Aniversário de São Luís. O governador Carlos Brandão fortaleceu a educação com a entrega de escola no bairro Pedrinhas; e o esporte e o lazer com a inauguração Praça da Família do Maracanã e a Areninha Esportiva da Cidade Operária (Arena Índio). O governador Carlos Brandão destacou que estas inaugurações fazem parte da iniciativa de entregar 120 obras no mês de aniversário da capital e somar, até o final do ano, um total de 213 benfeitorias do Governo do Maranhão em São Luís.

Brandão no I Encontro Técnico com a Equipe do FNDE

Nesta segunda (18), o governador Carlos Brandão participa do I Encontro Técnico com a Equipe do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) que irá reunir gestores municipais maranhenses para prestar consultoria e orientação sobre o novo pacto nacional de retomada de obras da educação básica no estado do Maranhão. Evento será realizado no Auditório Fernando Falcão, na sede da Alema, em São Luís.

Operação Paz

Um dos 12 estados brasileiros que participam da Operação Paz, o Maranhão acumula números positivos no combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A força-tarefa, em 15 dias de ação, retirou de circulação mais de 160 armas, incluindo 38 armas de fogo, 16 armas de fabricação caseira e 109 armas brancas, além de 120 munições. Nesse período, 255 suspeitos foram conduzidos para delegacias e foi registrada a apreensão de 150 kg de drogas. A força-tarefa foi iniciada no dia 1º deste mês, e abrange a Grande São Luís e regiões como Imperatriz, Açailândia, Caxias, Timon, Codó, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Grajaú, Balsas, Tutóia, entre outras.

Maranhão: 2º com maior valor exportado no 1º semestre de 2023

As exportações maranhenses totalizaram US$ 2,7 bilhões de janeiro a junho de 2023, estabelecendo o estado como o segundo maior exportador da região Nordeste, de acordo com informações do Governo Federal. Esse e outros dados sobre a balança comercial maranhense podem ser encontrados no Boletim do Comércio Exterior Maranhense, lançado pelo Imesc. O Boletim destaca que a alumina é o produto maranhense com a maior participação nas exportações do país, representando cerca de 36,3% em valor e 35,7% em quantidade. Entre os sete estados que exportaram alumina no 1º semestre de 2023, o Maranhão ficou em 2º lugar em termos de valor.

Treinamento no Terminal Rodoviário de São Luís

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizou treinamento com equipe de fiscalização que atua no Terminal Rodoviário da capital. A iniciativa teve como objetivo promover o realinhamento das rotinas de fiscalização no local, para melhoria dos serviços oferecidos aos passageiros e cumprimento de normas vigentes. O terminal é um ponto referencial para a mobilidade na cidade, servindo como principal espaço de conexão para passageiros nas viagens intermunicipais. A capacitação vai contribuir para qualificar o serviço prestado aos usuários.

Semana Nacional de Trânsito 2023 no Maranhão

O Detran-MA promove, nesta segunda (18), a partir das 17h, a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2023 no Maranhão, no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís. A Semana Nacional de Trânsito é desenvolvida anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e é composta por ações em todo o país com o objetivo de conscientizar os agentes viários, sejam eles condutores, ciclistas, passageiros ou pedestres. Este ano, o tema escolhido pela Senatran para a campanha é “No Trânsito, Escolha a Vida!”.

Mestrado e doutorado em Geografia

A Uema abriu inscrições para seleção ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo/Uema) em nível de mestrado e doutorado. O prazo de inscrições para o seletivo vai até o dia 15 de outubro. Estão sendo ofertadas para o PPGeo 30 vagas, sendo 18 para mestrado e 12 para o doutorado. Em ambos os casos, as vagas poderão ser preenchidas por candidatos brasileiros e/ou estrangeiros.

MA em missão de apoio no Rio Grande do Sul

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) prossegue no apoio à missão nacional humanitária, destacada para o Rio Grande do Sul. O estado foi afetado por um ciclone e há milhares de pessoas em situação de desabrigo. Sob a liderança do comandante geral, coronel Célio Roberto, os oficiais vêm desempenhando papel importante no levantamento de danos e prejuízos, bem como na captação de recursos para as populações dos municípios atingidos. Os bombeiros maranhenses estão na região há uma semana. Até o momento, foram 48 óbitos, há nove desaparecidos, 3.130 pessoas resgatadas, 943 feridos e quase 25 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, nos 104 municípios afetados pelo desastre natural.

Saneamento em poços de Urbano Santos

A Caema informou que, nesta segunda (18), intensificará a realização de serviços de saneamento em dois poços no Conjunto Campo Belo, em Urbano Santos. O objetivo é garantir o abastecimento sistemático e permanente no mencionado conjunto habitacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *