A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora o alcance de 587.939 crianças e adolescentes de forma direta, no período de janeiro a junho deste ano, por meio das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A estratégia somou 12.495 atividades no âmbito da Atenção Primária ao aliar ações de saúde e educação em escolas públicas maranhenses.
Segundo o coordenador do PSE Estadual, Jadilson Neto, é um marco no desenvolvimento do programa desde a sua implantação há 15 anos. “É resultado do compromisso do Governo do Estado em levar atendimento específico a todas as crianças e adolescentes. Parabéns a todos os municípios que têm realizado suas atividades, bem como às equipes de Estratégia de Saúde da Família, que têm acesso a esses alunos e suas famílias”, disse.
O programa é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de estudantes da rede pública de ensino da educação básica. De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), no mesmo período de 2022, foram beneficiados 403.425 alunos. A iniciativa está presente em 201 dos 217 municípios maranhenses, o equivalente a 92,62% do total.
As atividades do PSE são compostas por 14 ações, entre as quais está Alimentação Saudável, Saúde Bucal, Atualização da Caderneta Vacinal, além de Prevenção da Violência, Gravidez, e doenças negligenciadas como a Hanseníase e Tuberculose. A iniciativa também promove rodas de conversa temáticas, aplicação de flúor, execução de antropometria para verificar o desenvolvimento físico e biológico da criança e do adolescente, entre outros.
Uma ideia que deu certo
Um dos exemplos de sucesso do programa aliando saúde e educação é o “Mini MasterChef em Ação: Dia de Receita Saudável”, realizado pelo PSE do município de São Bento. Por meio de um livro de receitas, pais e alunos puderam perceber que não é necessário muito para ter uma alimentação nutritiva e ainda descobrir novas aptidões.
Ao perceber a necessidade de uma alimentação saudável para os alunos, a nutricionista e coordenadora do PSE de São Bento, Keyliane Rodrigues Martins, idealizou um projeto que pudesse unir refeições rápidas e acessíveis com ingredientes que constam na casa dos alunos e em hortinhas domésticas. “Começamos a pensar em algo que pudesse ajudar de forma ainda mais concreta os alunos e suas famílias. Foi então que criamos o livrinho de receitas com plano alimentar acessível e escrita descomplicada. A intenção foi que, a partir da iniciativa, a criatividade seja despertada e estejam abertos a pratos proteicos e nutritivos”, compartilhou Keyliane Rodrigues Martins.
O livrinho conta com quatro receitas, entre elas o bolinho de macaxeira, abóbora, batata doce ou batata inglesa com recheio de queijo, suco de abacaxi natural com hortelã, sorvete natural feito direto da fruta e torta de legumes. O próximo passo é levar a experiência exitosa do PSE de São Bento para os demais municípios maranhenses onde o programa está em atividade. Assim, ao alcançar os alunos, as famílias também são beneficiadas, extrapolando as quatro paredes das escolas, transformando cenários tendo como foco o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.