-->

Porto do Itaqui: 2ª melhor gestão portuária do Brasil

O Porto do Itaqui foi reconhecido como a segunda melhor gestão portuária do país durante o prêmio Portos +Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que avalia e reconhece o desempenho dos melhores portos públicos brasileiros. O governador Carlos Brandão participou da solenidade realizada em Brasília. Na edição de 2023 da premiação, o porto público do Maranhão conquistou a segunda colocação entre os portos brasileiros, de acordo com o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP, categoria principal da premiação concedida pelo MPOR.


Crescimento no número de voos
O anuário do transporte aéreo de 2022, divulgado nesta semana pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostrou que, em 2022, foram realizados cerca de 830 mil voos no país, representando um aumento de 39% em relação a 2021. O crescimento foi comemorado pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais. “Notícia boa para o turismo e para a economia de todo o país. No Maranhão, alcançamos bons números durante o São João e ampliamos os voos de Imperatriz para São Luís e também para Barreirinhas”, celebrou Brandão.


Maranhão & Ceará

A MOB cumpriu agenda em Fortaleza, Ceará, onde conheceu a experiência do transporte de passageiros via ferrovia, em visita às empresas Transnordestina Logística e Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor). Nesta quinta (10), a agência reuniu com executivos da Metrofor, para discutir possibilidades de parceria, com fins à implantação desta modalidade de transporte no Maranhão.


Segunda Semana de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina

Para fortalecer o trabalho na diminuição de crimes de feminicídio, o Governo do Maranhão realiza, de 14 a 18 de agosto, a 2ª Semana de Combate ao Feminicídio, na Região Tocantina. No total, serão cinco dias de atividades, como palestras, rodas de conversa, formação continuada, atos de conscientização, capacitação da rede de atendimento à mulher, ato show e audiências públicas, entre outros. Em alguns municípios, será feita a implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher, como é o caso de Estreito, no sul do Maranhão. Além de Imperatriz, as atividades do evento ocorrem em Açailândia, João Lisboa, Montes Altos e Estreito.


Semana de Combate ao Feminicídio em São Luís

Em São Luís, capital maranhense, o evento já está na sétima edição e será realizado no mês de novembro. A Semana de Combate ao Feminicídio, cujo tema este ano é “Nossa voz é liberdade”, tem por objetivo promover conscientização para a prevenção e o combate aos crimes de feminicídio e outras formas de violência de gênero.


Testes para o serviço de sirenes

O Corpo de Bombeiros do Maranhão, em parceria com o Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. (Alumar), anunciou testes para o serviço de sirenes, que será implementado nas comunidades de Coqueiro e Mangue Seco. O objetivo é se adequar à nova lei de segurança de barragens e treinar equipes para atender em tempo hábil.


“City Tour” com deficientes visuais pelo Patrimônio Histórico de São Luís

Um grupo de 20 turistas com deficiência visual vai participar de um “city tour” com guias capacitados da Setur-MA. Nesta sexta (11), o grupo conhecerá o Centro Histórico da capital, passando pelo Palácio dos Leões, Praça dos Poetas, Casa de Ana Jansen, Igreja da Sé, Rua da Estrela, Museu do Reggae, Rua Portugal, Beco Catarina Mina e Casa do Maranhão. O Grupo Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível está realizando o evento Vila Acessível, que acontece pela 1ª vez no Maranhão, e incluiu o passeio guiado da Setur-MA na programação.


“Vila acessível dos Lençóis Maranhenses – Vila dos Lençóis”

No sábado (12), um grupo maior, composto de 60 turistas com deficiência visual, segue viagem para a cidade de Barreirinhas (MA), na excursão “Vila acessível dos Lençóis Maranhenses – Vila dos Lençóis”, que participarão da atividade deficientes visuais vindos de várias cidades brasileiras e portugueses que farão passeios por Atins (MA), de 4×4 pelos Lençóis, de lancha pelo Rio Preguiça, além de visitas aos povoados Vassouras e Caburé, além de atividade de Boia Cross pelo Rio Preguiça.


“I Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais”

Com objetivo de compartilhar as ações que resultaram na ampliação da cobertura vacinal no estado, a SES iniciou, nesta quinta (10), a “I Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais”. O evento, que teve 400 inscritos, entre gestores e trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, dos serviços de saúde e instituições municipais do SUS no Maranhão, acontecerá até esta sexta (11) no auditório Paulo Freire, na UFMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *