Para a presidente da Egma, professora Leuzinete Pereira, ao capacitar os líderes a se comunicarem de maneira clara e acessível, é possível garantir que as informações sobre as políticas públicas do estado sejam compreendidas mais facilmente pela população maranhense.
“Estamos na terceira turma de media training. É um curso que treina o porta-voz da instituição para levar a melhor comunicação, a melhor entrega da política pública para o estado. Não basta somente executar a política pública, é preciso comunicar isso ao cidadão com transparência e qualidade. É por isso que o governo Carlos Brandão segue investindo firmemente em áreas estratégicas do governo como a comunicação de alta performance a todos os maranhenses”, pontuou a presidente da Egma.
O presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, destaca a importância de se construir a confiança junto à população e sobre transmitir as informações importantes de maneira compreensível e transparente, reduzindo a possibilidade de mal-entendidos ou interpretações equivocadas.
“É uma oportunidade para que a gente possa melhorar a nossa comunicação. Aqui, cada um de nós entende a importância de estar à frente de um cargo público e, absolutamente, de responder sobre o que se conhece. Ao nos manifestarmos em público, precisamos direcionar a imagem das empresas e das secretarias em nome do estado”, afirmou o presidente da Caema.
Para o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, a iniciativa permite uma maior interação dos titulares do governo nos temas que são de interesse público. “É um momento para melhorarmos a comunicação entre nós, atores do estado, e a população em geral. Então, eu achei muito interessante, a equipe está interagindo bem. Com o treinamento na prática, vamos ter um resultado ainda melhor”, disse o titular da Segov.
Palestrante do curso de Media Training, Gestão de Imagem e Reputação, a jornalista Adriana Vieira enfatiza que ao garantir ferramentas de comunicação aos secretários e presidentes de órgãos, o governo constrói uma gestão com maior transparência, prestação de contas e próxima à sociedade.
“Quem mais ganha com a comunicação de alta performance é a sociedade. Então, estão de parabéns a Secom e a Escola de Governo por trazerem os profissionais que são gestores públicos, para serem porta-vozes melhor capacitados. A gente empodera e traz ferramentas para esse trabalho magnífico que está sendo feito em secretarias tão importantes e que são de total interesse público. Todas essas pastas precisam ter uma comunicação mais próxima da sociedade. O Maranhão caminha, sim, de uma forma mais transparente quando preparar o seu porta-voz”, ressaltou a comunicadora.