-->

Construção do Viaduto da Holandeses

A primeira estaca do viaduto da Holandeses/Litorânea foi cravada, nesta semana – o serviço marcou o início da construção do elevado, no encontro das Avenidas dos Holandeses e Litorânea. O viaduto terá cerca de 200 metros de extensão, com 20 metros de vão livre. Quem trafega na Avenida dos Holandeses no sentido Ponta d’Areia seguirá por cima do viaduto e quem vier no sentido contrário, seguirá por baixo. Assim, o trânsito fica totalmente livre na Holandeses e, também, para quem está entrando ou saindo da Litorânea no cruzamento das duas avenidas.


Governo do Maranhão + Alema + Unicef + Famem

O Governo do Estado, por meio da SES, uniu esforços com a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), para tratar de ações para intensificar a vacinação de crianças menores de 5 anos, nos 217 municípios maranhenses. Entre os pontos apresentados, estão o resgate da importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, reforço do acompanhamento dos agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios, com apoio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).


Maranhão + Consórcio Nordeste + Fida

O governador Carlos Brandão e os outros oito governadores de estados nordestinos que integram o Consórcio Nordeste debateram ações relativas à produção de alimentos com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Álvaro Lario, e com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Somando recursos do BNDES, Fida e também da Organização das Nações Unidas (ONU), foi anunciada a destinação do equivalente a R$ 1 bilhão para o projeto Semeando Resiliência Climática. O encontrou ocorreu na tarde na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília.


Semeando Resiliência Climática

O projeto Semeando Resiliência Climática beneficiará agricultores de comunidades rurais do Maranhão e de mais três estados do Nordeste. Serão beneficiadas, aproximadamente, 1 milhão de pessoas com segurança hídrica e sistemas de produção agrícola, com implantação de 16 mil unidades de tratamento e reuso de águas residuais domésticas e 21 mil cisternas de produção. Do total de beneficiários, 40% serão mulheres e 50% jovens, que irão restaurar sistemas degradados com potencial para prestação de serviços ambientais.


Procon/MA atuante em Bacabal

Estudantes do município de Bacabal são vítimas de um golpe que se espalha pelo Brasil: o de instituições de ensino superior não credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos e ao final não podem entregar os diplomas que assegurem a qualificação dos concludentes. Dessa vez, o Instituto Criando e Renovando Futuros (ICRF) foi condenado na justiça a ressarcir os consumidores e ao pagamento de danos morais coletivos. O Procon/MA faz o alerta aos consumidores.


Novo doutorado na UEMA

A Rede Nordeste de Ensino (Renoen) aprovou a implantação do curso de doutorado em Ensino, na Uema. Este é o sétimo doutorado da Uema e terá ofertas na instituição a partir de março de 2024, no prédio do CECEN. O curso tem como área de concentração Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem, já as linhas de pesquisa são: práticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática; ensino, currículo e cultura; ensino tecnológico: práticas e construções curriculares.


Crescimento de 4,4% na atividade econômica da agropecuária

O Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário Maranhense, referente ao 1º trimestre de 2023, já está disponível no site do Imesc – a publicação projeta um crescimento de 4,4% para o ano de 2023. O resultado é fruto do desempenho do setor agrícola que indicou crescimento de 7,5% na colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas. As produções de soja e milho também apresentaram estimativa de crescimento de 10,6% e 6,5%.


Produção graneleira do Maranhão

A publicação aponta que o crescimento da produção graneleira do Maranhão (+8,7%) deverá ser maior que a do Nordeste (+3,4%). O aumento é justificado pelas produções de soja e milho no Maranhão, as quais também deverão ter crescimento na colheita de 8,2% e 11,1%, respectivamente.


Exposição “Dias de Gonçalves e Poesia”

O ano de 2023 marca o bicentenário do nascimento de um dos maiores expoentes da literatura brasileira, o poeta maranhense Gonçalves Dias. Para celebrar e resgatar sua obra, o Governo do Maranhão realiza a exposição “Dias de Gonçalves e Poesia”, já em cartaz no Convento das Mercês, em São Luís. Por meio da exposição o público poderá conhecer mais os marcos da trajetória de vida do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo expoente do romantismo brasileiro. A exposição, realizada por meio da FMRB, acontece no Salão Portugal, do Convento das Mercês, na Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís. A mostra é aberta ao público e fica em cartaz até o dia 18 de agosto.


Vestibular ProfiTec Uema 2024

As inscrições para o Vestibular ProfiTec Uema 2024 encerram nesta sexta (21). O Vestibular irá selecionar candidatos para preenchimento de 400 vagas em cursos de graduação, ofertados pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica, da Uema. As vagas são distribuídas em diversos cursos nas cidades de São Luís, Balsas, Bacabal, Caxias, Codó, Grajaú, Itapecuru Mirim, Santa Inês e Timon. Neste seletivo, estão sendo disponibilizados novos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Geoprocessamento e Logística.


Missão nacional de apoio humanitário no Canadá

O Governo do Maranhão integra missão brasileira de apoio humanitário que vai atuar no Canadá. Militar especializado do Corpo de Bombeiros do Maranhão foi enviado para operação de combate a incêndios florestais no país do hemisfério norte. Desde o mês de junho, regiões de floresta canadense sofrem com esta ocorrência e, para frear o avanço do fogo, o governo local solicitou auxílio de vários países.


Seminário Estadual de Fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral do Homem

Estão abertas, até segunda (24), as inscrições para o Seminário Estadual de Fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral do Homem no Estado do Maranhão, que ocorrerá até 26 de julho, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. A SES dialogará sobre ‘A Importância da Integralidade a partir dos Ciclos de Vida’ no evento.


Vozes da Unabi: o coral da terceira idade da Uema

Há quase sete anos, o Coral ‘Vozes da Unabi’ vem sendo uma importante ferramenta sociocultural para promover um grande intercâmbio entre instituições por meio da música e do canto coral. O projeto é uma iniciativa formada dentro do Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), desenvolvido pela Proexae da Uema. Com uma atuação de extrema importância para divulgar a cultura e a música local por meio de apresentações, o coral Vozes da Unabi teve início no mês de outubro de 2016, com 20 integrantes. Atualmente, o coral conta com 40 integrantes com 60 anos ou mais, sendo quatro homens e 36 mulheres.


4ª Etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas

O Governo do Maranhão promove, nesta quinta (20), a 4ª Etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas. O programa incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e combate as queimadas e incêndios florestais no Maranhão, com capacitações, doação de equipamentos e formação de brigadistas. Nesta fase, apresenta diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCDQ-MA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *