-->

As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) se reuniram com representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-SESAI/MA), Coordenação Regional do Maranhão da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (CR MA-FUNAI) e Comissões de Saúde de Combate à Pobreza da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), para propor ações conjuntas de assistência aos povos indígenas no Maranhão.

Na reunião de trabalho, foram apresentadas demandas de saúde dos povos indígenas e a necessidade de aprimorar os fluxos de atendimento dessa população. Entre as medidas conjuntas, está a proposição de nota técnica com protocolo de acolhimento e a prestação de serviços de saúde no estado, além da criação de uma frente de promoção de saúde e do eixo sanitário dentro do Comitê Estadual de Assuntos indígenas.

“Nós vamos continuar trabalhando juntos. A reunião teve como objetivo fortalecer a assistência em saúde da população indígena no estado do Maranhão. Adotamos as discussões iniciais para os alinhamentos necessários para reforçar a assistência e apoio ao DSEI Maranhão e as necessidades dos povos indígenas no território. Pactuamos uma frente dentro do Comitê Estadual de Assuntos Indígenas, voltada aos assuntos sanitários e de saúde. Tenho certeza que seremos bastante exitosos com essa parceria com todos os entes e a sociedade civil”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel, destacou a união de esforços para fortalecer o acesso e a assistência em saúde para população indígena.

“É urgente a necessidade do aprimoramento dos fluxos de atendimento dos povos indígenas entre as instituições que atuam nessa pauta. A saúde é um dos principais direitos que devem ser assegurados a todos, mas principalmente para populações historicamente vulnerabilizadas como é o caso dos indígenas. Precisamos atuar preventivamente para que a vida de todos os indígenas maranhenses possa ser protegida nas mais diversas esferas”, frisou a titular da Sedihpop, Lília Raquel.

A reunião contou com a participação da secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel; da secretária adjunta dos Povos e Comunidades Tradicionais, Amanda Costa; da assessora da adjunta dos Direitos dos Povos Indígenas, Érika Bianca Silveira; da assessora de Gabinete, Camila Moreira.

Da Secretaria de Estado da Saúde, compareceram a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a assessora técnica Carmen Lúcia Pinheiro; e Joseany Mota, da Força Estadual de Saúde. Também estiveram presentes o coordenador do DSEI-MA, Lúcio Guajajara; Raimundo Guilherme Mesquita Silva, do DSEI-MA; e a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Indígena (DIASI).

A reunião contou ainda com a participação de Daianne Veras, da Fundação dos Povos Indígenas; Tâmia Souza, assessora da Assembleia Legislativa do Maranhão, e do Diogo Cabral, da sociedade civil.

Atendimento

O resultado positivo no Estado tem sido alcançado também com estratégias e ações desenvolvidas com o apoio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA). Entre 21 a 23 de junho, o Governo do Maranhão realizou cerca de 235 atendimentos durante três dias de assistência à população indígena do Território Indígena Carú, na Aldeia Awá, no município de Bom Jardim. A SES atua no território com equipes da FESMA com o apoio do DSEI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *