O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) se reuniu com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) para apresentar as perspectivas de crescimento das operações portuárias no estado, bem como para discutir ações conjuntas em prol do desenvolvimento da infraestrutura e da logística regionalmente.
O SINDOMAR foi representado pelo presidente Raul Lamarca, que elencou suas três principais frentes de trabalho pela instituição: manutenção e expansão da base de associados, negociações coletivas com trabalhadores e diálogo institucional em todo o estado. Foi mencionado, ainda, que o sindicato é composto atualmente por 12 operadores portuários associados e é representado nacionalmente pela Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP).
“A reunião institucional entre SINDOMAR e FIEMA teve como resultado a integração das entidades em busca de ações conjuntas que impulsionem o crescimento da indústria local, com o convite do SINDOMAR para se envolver ativamente no Comitê Técnico de Infraestrutura da FIEMA”, explicou Raul Lamarca, destacando a importância de parcerias estratégicas como forma de apoiar o desenvolvimento e a competitividade do setor no Maranhão.
A FIEMA, representada pelo superintendente da entidade, César Miranda, ressaltou o seu papel na articulação empresarial para promover ações de interesse do setor industrial, mobilizando os diversos setores produtivos locais e a sociedade para superar obstáculos e promover a competitividade industrial nos mercados nacional e internacional. Ao fim da apresentação, a FIEMA convidou o SINDOMAR para participar do Comitê Técnico de Infraestrutura (CTINFRA) da entidade, que tem como objetivo discutir e propor soluções para questões relacionadas à infraestrutura necessária para o desenvolvimento industrial no estado, incluindo temas como transporte, logística e investimentos em portos.
O superintendente da FIEMA, César Miranda, diz que considera a parceria firmada com o SINDOMAR bastante positiva e destacou ações conjuntas que as instituições podem desenvolver. “Essa parceria pode ser ampliada através dos serviços prestados pelo SESI e pelo SENAI para que possam atender as empresas associadas ao SINDOMAR”, pontuou. Miranda elogiou, ainda, a iniciativa do Sindicato ao adotar uma gestão profissional com a contratação de um executivo do mercado para representar a entidade.