-->
Profissionais da Maternidade Benedito Leite participaram da qualificação para profissionais do serviço de referência para atendimento de mulheres em situação de violência. O treinamento realizado na unidade, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), capacitou os profissionais sobre sigilo e humanização no atendimento, além de direcionamento para alinhamentos jurídicos. A oficina foi realizada nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), na maternidade.
A qualificação teve como público-alvo profissionais da assistência, recepção e portaria para direcionar a forma correta no atendimento a vítima de violência e manter o sigilo de informações, evitando exposição desnecessárias e julgamentos.

Na ocasião, foram tratados assuntos da política nacional de enfrentamento à violência contra mulher que aborda sobre ações educativas e culturais, fortalecimento da rede de atendimento, além de enfatizar no cumprimento da legislação nacional e internacional para o empoderamento das mulheres e combate às ações punitivas da lei Maria da Penha.

A técnica do Departamento de Assistência a Mulher (DASMU), Raimunda Diniz Garcia, ressaltou sobre a importância na realização desse treinamento na maternidade, visando o atendimento prioritário da mulher. “Nosso objetivo é sempre fortalecer o atendimento às mulheres vítimas de violência que buscam atendimento na maternidade”, destacou.

Durante o treinamento foram realizadas oficinas com dinâmica sobre o preenchimento correto da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação Individual (SINAN), além de fichas alteradas para que o profissional pontuasse o erro. Também foi apresentado a Política nacional de humanização que fala sobre acolhimento sem julgar, universalização de serviços, equidade, rede de enfretamento, descentralização dos serviços com comunicação clara e ouvidoria.

“A importância dessa formação é fazer a troca de experiência com os profissionais, lembrando que os profissionais necessitam do cuidado da humanização, e lembrando que humanizar não é só para quem chega, é começar para quem está dentro um ajudando o outro, tirando dúvidas, trocando experiências para que os serviços sejam de excelência, e desde já parabenizar a toda equipe que esteve com a gente”, falou a técnica da DASMU, Eliane Cristina Cantanhede Vera Cruz.

A diretora administrativa da maternidade, Úrsula Vale, destaca que qualificações nessa importância são de grande estímulo para as equipes da maternidade. “É uma honra receber na nossa unidade um assunto voltado para mulher de tamanha importância para a sociedade. Agregamos conhecimento e conscientização entre os colaboradores acolhendo com qualidade e respeito a vítima”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *