Em uma ação conjunta da Polícia Federal e da Promotoria Eleitoral em Mato Grosso, a operação Fallere foi deflagrada nesta sexta-feira, 8, em Brasnorte e Cuiabá, com o objetivo de investigar a divulgação de vídeos íntimos envolvendo um candidato a prefeito nas Eleições 2024.
Os policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo II. A ação busca coletar provas que possam ajudar a identificar os responsáveis pela produção e divulgação dos vídeos.
Durante as buscas na residência de um dos investigados, os policiais federais apreenderam três celulares, uma pistola, várias munições e R$ 100 mil em espécie. Devido à posse ilegal de arma de fogo, o suspeito foi preso em flagrante e uma nova investigação foi iniciada para apurar a origem do dinheiro apreendido.
O nome da operação, Fallere — que significa “enganar” em latim — faz referência à estratégia usada pelos envolvidos para enganar o candidato, simulando um relacionamento que, na verdade, visava gravar cenas íntimas para comprometer sua campanha eleitoral. A medida cautelar visa coletar novos elementos de prova que auxiliem na instrução do inquérito, com foco em identificar outras pessoas envolvidas na disseminação do conteúdo nas redes sociais.