-->

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou a discussão da correição aberta para examinar a operação Lava Jato, o que inclui a possível avaliação da conduta do ex-juiz Sergio Moro, atualmente senador pelo União Brasil-PR. Em seu relatório, o CNJ identificou falhas no dever de cautela, transparência, imparcialidade e prudência por parte de juízes e desembargadores envolvidos na operação. O corregedor, Luís Felipe Salomão, decidiu separar as ações de Moro e dos desembargadores afastados, o que resultou no adiamento da análise do caso de Moro.

Em maio do ano passado, Salomão determinou a inspeção das unidades em resposta a pelo menos 30 reclamações disciplinares contra juízes e desembargadores da 13ª Vara Federal de Curitiba e da 8ª Turma do TRF-4.

A Corregedoria Nacional de Justiça identificou uma gestão caótica no controle dos valores dos acordos de colaboração e leniência, realizados pelo Ministério Público Federal e homologados pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Houve indícios de violação dos deveres de transparência, prudência, imparcialidade e diligência.

Em setembro de 2023, Moro rebateu o relatório do CNJ, que apontou parcialidade dos magistrados e “gestão caótica” na Lava Jato, afirmando que nenhuma irregularidade foi identificada durante os 60 dias de correição da 13ª Vara Federal pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, por maioria de votos, duas ações que pediam a cassação do mandato do senador Moro. Os processos, que alegavam abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022, podem ser objeto de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

One thought on “CNJ adia análise da atuação de Moro na Lava Jato após identificar irregularidades

  1. Nada a declarar.
    Só sei e Deus e o mundo sabem, se não fosse a atuação d do Sérgio Moro e todos os combatentes do maior escândalo financeiro do Brasil, quiçá do mundo, (lava jato), continuaríamos, até hoje, sem descobrir coisa alguma e o rombo estaria a algumas dezenas de bilhões de reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *