-->

O Governo Lula (PT) pode acabar com a antecipação do saque-aniversário das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo proposta do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O ministro recebeu reclamações nas redes sociais de trabalhadores que utilizaram essa linha de crédito e ficaram impossibilitados de acessar o FGTS em casos de demissão. Além disso, o governo avalia que o fim da antecipação pode melhorar o resultado líquido das contas do FGTS e impactar políticas públicas de habitação e saneamento. O setor da construção civil apoia a ideia, mas economistas argumentam que é preciso ampliar as formas de uso do dinheiro do FGTS pela população.

 

O saque-aniversário permite que o trabalhador tenha acesso a crédito com juros mais baixos do que em outras linhas ofertadas pelos bancos, mas Marinho alega que essa modalidade criou uma “armadilha” para o trabalhador e que é preciso acabar com ela para que os trabalhadores possam sacar o saldo em caso de demissão. Apenas o saque-aniversário tradicional, no mês de aniversário do cotista, continuaria mantido, e quem já tem empréstimo contratado não seria afetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *