-->

Começa nesta segunda-feira, 17, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderão solicitar o benefício até o dia 28 de abril.

Quem tem direito à isenção?

De acordo com o Inep, têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 os seguintes candidatos:

  • Alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares, desde que comprovem ter renda familiar per capita igual ou inferior ao mínimo;
  • Cidadãos em situação de vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Como solicitar a isenção?

Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar a Página do Participante do Enem, informar seu CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válido. O resultado da solicitação será divulgado no dia 8 de maio. Caso a solicitação seja negada, o candidato poderá entrar com recurso entre os dias 8 e 12 de maio.

É importante lembrar que os candidatos que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem 2022, mas não compareceram à prova, deverão justificar a ausência na Página do Participante, anexando um atestado médico ou boletim de ocorrência, para ter direito a uma nova isenção.

Inscrições e provas

Todos os candidatos que obtiverem a isenção da taxa de inscrição deverão se inscrever no Enem 2023 entre os dias 5 e 16 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. É importante ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade de participar do exame e concorrer a vagas em universidades e instituições de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *