-->

O aumento da alergia e intolerância a alimentos tem se tornado uma questão crescente em todo o mundo. Apesar da falta de pesquisas quantitativas que traduzam esse aumento em números percentuais, médicos e especialistas afirmam que mudanças em nosso estilo de vida e tipo de alimentação estão contribuindo para o fenômeno.

Essas mudanças ocorrem devido ao que os médicos chamam de “fenômeno epigenético”, ou seja, mudanças que ocorrem no material genético de um organismo, que não estão diretamente relacionadas a alterações em sua sequência de DNA. Essas mudanças podem ser influenciadas por fatores ambientais, como a dieta, o estresse e a exposição a toxinas. No caso das alergias e intolerâncias alimentares, as mudanças epigenéticas podem afetar a forma como o sistema imunológico responde aos alimentos, tornando-o mais propenso a reagir de forma alérgica ou intolerante.

Além disso, há outros fatores que também podem estar contribuindo para o aumento, como o aumento dos partos cesarianos, tempo de redução do aleitamento materno e maior uso de antibióticos. Os alimentos que mais causam alergias alimentares são leite, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas e peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *