-->

Por Edilson Baldez das Neves

O Serviço Social da Indústria (SESI) celebra 75 anos de existência em nosso estado, com inúmeras conquistas para a indústria e a sociedade. Fruto da visão inovadora dos empresários Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi, pioneiros da industrialização brasileira e fundadores da Confederação Nacional da Indústria, a entidade foi criada em 1946, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, com o objetivo de apoiar a indústria em programas de saúde e segurança no trabalho e promover a educação e o bem-estar dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade.

O SESI estabeleceu-se no Maranhão em 3 de novembro de 1949 como uma Delegacia, sendo transformado em Departamento Regional em 1959, com a fundação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). A primeira Carta Sindical foi cassada em 1965, mas a instituição retornou à nova FIEMA, restaurada em 27 de setembro de 1968, e segue até hoje como parte da história da transformação industrial, oferecendo serviços integrados para aumentar a produtividade e competitividade do setor fabril maranhense e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus familiares.

Atualmente, o SESI é a maior rede privada de educação do país, com mais de 400 escolas, atendendo mais de 500 mil alunos. Todas as unidades adotam estratégias pedagógicas modernas e voltadas para a aprendizagem criativa, prática e baseada em projetos.

No Maranhão, o SESI mantém sete modernas escolas, compondo o maior complexo educacional privado do estado e oferecendo mais de 8 mil vagas em diversos municípios. Com educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e formação técnica profissional, o SESI contribui para uma indústria competitiva e inovadora. A instituição está presente em São Luís, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Caxias e São José de Ribamar (Araçagi).

Nos últimos cinco anos, foram ofertadas quase 51 mil vagas, das quais 10.700 foram gratuitas, promovendo o acesso à educação de qualidade e incentivando políticas inclusivas. Estão previstos novos investimentos para a construção de uma unidade educacional de referência no bairro Bequimão, em São Luís, um novo prédio do SESI Clínica e a ampliação das instalações em Imperatriz e Bacabal, totalizando R$ 50 milhões em recursos.

Como parte das comemorações, o SESI realizará atendimentos a 75 empresas industriais em municípios de sua área de atuação. Até o momento, já foram realizados quase meio milhão de atendimentos de cooperação social na área de saúde.

A educação nas unidades do SESI integra tecnologias como robótica, línguas estrangeiras e aprendizagem diferenciada, com a metodologia *maker*, inovadora, criativa e prática. No ano passado, a equipe do SESI Maranhão (Unidade da Alemanha) se classificou para a fase internacional do Torneio de Robótica First Lego, realizado em Houston, Texas, alcançando uma boa colocação entre mais de 60 equipes de todo o mundo.

A instituição tem se empenhado em qualificar seus processos educacionais, contribuindo para a formação humana de crianças e jovens com conhecimentos, autonomia intelectual e atitudes proativas, éticas, solidárias e empreendedoras.

O SESI presenteou São Luís com a instalação do Casarão da Indústria, um centro de tecnologia, inovação e cultura aberto ao público no Centro Histórico. Esse espaço inovador promove ciência, educação e cultura, oferecendo cursos, oficinas, exposições e espetáculos culturais, gastronômicos e científicos, incentivando práticas criativas e motivadoras para a comunidade.

Nos últimos cinco anos, o SESI atendeu mais de 192 mil trabalhadores de 4.153 empresas no Maranhão, e mais de 160 mil pessoas receberam serviços de promoção da saúde. Até este ano, a instituição realizou 430 mil atendimentos de saúde em áreas com baixos indicadores socioeconômicos.

Para celebrar essa data histórica, só nos resta agradecer a todos os colaboradores do SESI que, ao longo de tantos anos e com dedicação, contribuíram para a construção dessa história de sucesso.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Segundo Diretor Secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *