-->

Jogo de futebol beneficente, exposição de viaturas de combate a incêndio, corrida e ações de melhorias em infraestrutura marcaram as comemorações dos 120 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), nesse domingo, 10.

Corpo de Bombeiros comemora 120 anos de história e de serviços dedicados à população (Foto: Divulgação)

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, expressou sua gratidão e orgulho pela trajetória de 120 anos do Corpo de Bombeiros e destacou a importância desta data. “Foi uma comemoração de relevância, marcando mais de um século de muito trabalho e compromisso com a sociedade. A missão nobre dos bombeiros vai além do combate a incêndios, mas abraça causas sociais e contribui para o desenvolvimento das comunidades.

Célio Roberto destacou, ainda, o apoio da população, frisando que esta colaboração e reconhecimento são fundamentais para o êxito das missões desempenhadas pelos bombeiros. Ele reafirmou “o compromisso da corporação em continuar a servir a comunidade com dedicação e profissionalismo, honrando o legado de 120 anos de história”.

O jogo beneficente, realizado no Estádio Castelão, na Vila Palmeira, contou com participação de mais de 30 militares e arrecadou alimentos que foram distribuídos a famílias carentes da capital. O momento foi de confraternização e solidariedade, em apoio a quem mais precisa. “Essa iniciativa exemplifica o compromisso social da nossa corporação, que vai além das suas responsabilidades periódicas e contribuindo, ativamente, para o bem-estar social”, avaliou o comandante-geral, coronel Célio Roberto.

A exposição de viaturas de combate a incêndio proporcionou ao público a oportunidade de conhecer de perto veículos utilizados pelos bombeiros em suas missões diárias. A corrida livre foi realizada na Praça do Pescador, avenida Litorânea, e teve percursos de 5 e 10quilômetros. No encerramento, houve o tradicional banho de mangueira. Essa interação direta, explicou Célio Roberto, contribuiu para fortalecer os laços entre a corporação e a comunidade, promovendo uma compreensão maior do trabalho realizado pelos bombeiros.

Além dessas atividades, a corporação recebe melhoramento em infraestrutura no pátio do Comando Geral, com obras de recapeamento asfáltico que seguem em andamento,

O prédio terá, ainda, novas instalações administrativas. Os serviços refletem o esforço contínuo para aprimorar, cada vez mais, as instalações físicas da instituição e garantir segurança e bem-estar dos militares, ressaltou o comandante.

“A comemoração dos 120 anos do Corpo de Bombeiros celebrou uma data significativa, além de evidenciar a importância da corporação na vida da comunidade, destacando seu papel fundamental na preservação de vidas e no apoio à população, em momentos de necessidade”, destacou.

Histórico – Criada em 1903, a primeira base do Corpo de Bombeiros, a Seção de Bombeiro Militar, tinha como finalidade, atuar na extinção de incêndios e responsabilidade sobre os serviços de intendência municipal. Atualmente, a corporação integra a Segurança Pública, sendo responsável pelo Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Tem ainda, status de força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro.

A corporação foi emancipada no ano de 1992, por força da Lei Estadual nº 5.525, de 18 de setembro, e ligada ao Governo do Estado. Em 26 de dezembro de 1998, por meio da Lei Complementar n° 7.356, no artigo 43, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão passou a integrar o sistema de Segurança Pública. Em 1999, a instalação do serviço de atendimento pré-hospitalar, se tornado um dos mais importantes que a instituição realiza, atualmente.

Além das atividades de ação humanitária, o Corpo de Bombeiros realiza a prevenção e proteção de incêndios, vistorias e análises técnicas, buscas e salvamentos, atendimento pré-hospitalar e atividades de proteção e defesa civil. “Estamos sempre em busca daquele que foi o primórdio da instituição, que é a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, em resposta às emergências”, reforça coronel Célio Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *