-->
A unidade é a única do estado a realizar coleta e a processar os resultados em qualquer lugar onde houver demanda
O único laboratório de análises clínicas sobre rodas do Maranhão atinge a marca de mil pacientes atendidos com 3.482 exames realizados. A unidade móvel do Serviço Social da Indústria (SESI) foi idealizada para atender a população maranhense sem acesso a esses serviços no sistema público de saúde ou recursos para pagar por eles.
O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, explicou que a ideia do laboratório surgiu nas primeiras edições do SESI Itinerante. Ao começar a percorrer os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), percebeu-se que havia uma dificuldade muito grande de acesso a exames laboratoriais. Por outro lado, os credenciados que atendiam o SESI não tinham interesse econômico de ir até as cidades mais distantes.
“Essa demanda econômica se transformou na necessidade de atendimento de um pleito social, já que o SESI Itinerante tem essa natureza eminentemente social”, frisou Diogo. O SESI Itinerante é um dos projetos auxiliados financeiramente pelo Departamento Nacional do SESI.
A UNIDADE – Como não existe no mercado um laboratório com essas características, o SESI do Maranhão adaptou uma unidade de saúde ocupacional. Os espaços então foram convertidos em sala de coleta de um lado e do outro um laboratório de análises básico.
A demanda inicial de equipamentos foi elaborada por um corpo técnico formado por profissionais de enfermagem e de farmácia. Daí em diante engenheiros entraram em ação para transformar o projeto em realidade.
Devido ao ineditismo do laboratório, foi necessário adaptar um protocolo da Vigilância Sanitária para que o projeto se tornasse realidade. “Foi aí que compreendemos que não havia uma proposta no estado para realizar análise laboratoriais dentro de um ambiente móvel, da coleta à análise. Sem o apoio da Vigilância Sanitária não teríamos conseguido o licenciamento”, contou Diogo.
Além do SESI Itinerante, que atende os pacientes em praça pública, o laboratório móvel atende as ações da Blitz SESI na Indústria, que atua dentro das empresas.
Esta semana, o SESI Itinerante está na sua 15ª edição na cidade de São Francisco do Maranhão, distante 600 quilômetros da capital São Luís. E foi aqui que o milésimo paciente do laboratório móvel foi atendido. Foi a agente de saúde Francisca de Paula Barbosa, de 43 anos. Ela disse que era um privilégio muito grande ser a paciente número 1.000 do laboratório móvel. “Vim para fazer o exame e motivar as pessoas a fazerem o mesmo e que não acreditam que isso é possível, com qualidade e de graça “, recomendou.
O laboratório móvel do SESI-MA permanece até esta quinta-feira (11/05) no município de São Francisco do Maranhão, que hoje completa 99 anos. Além dessa unidade, outras seis atendem com consultas pediátricas e clínica geral, oftalmologia, odontologia, alimentação e nutrição, além do caminhão da cultura. Uma equipe formada por 50 profissionais vai onde for necessário para continuar proporcionando essa contribuição social à população maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *