-->

Com a expansão de leitos cardiológicos no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) impulsiona a capacidade de realização de cirurgias, cateterismo e angiotomografia em pacientes cardiopatas pediátricos, ampliando a oferta de cirurgias e procedimentos de alta complexidade na rede estadual de saúde.

Foto Divulgação

Nesta quarta-feira, 10, em visita à unidade hospitalar, o secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes, destacou o empenho da gestão na expansão de serviços e leitos. “Estamos investindo na ampliação dos atendimentos do Hospital Dr. Carlos Macieira, e novos leitos e os procedimentos ofertados são fundamentais, atendendo à uma demanda da população”, disse.

O investimento aplicado nesta etapa amplia a assistência e permite celeridade à realização de exames de imagem e fortalece a capacidade de realizar cirurgias, de cateterismo e angiotomografia em pacientes cardiopatas pediátricos.

O Serviço de Hemodinâmica expandiu sua capacidade de 150 para 270 procedimentos cardiovasculares por mês. Além disso, o equipamento dará suporte para as áreas de radiologia intervencionista e vascular, oportunizando também o aumento de atendimentos como o do pé diabético. A rede estadual também passou a contar com o primeiro tomógrafo de 80 canais da rede pública aumentando a capacidade de exames de 2.500 para 3.500. A UTI pediátrica ganhou dois novos leitos.

O universitário Douglas Souza, de 27 anos, morador do município de Tufilândia, foi um dos assistidos pelo HCM, através do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF). Ele fez uma correção de varicocele, que poderia causar entre outros problemas, a infertilidade. “Minha cirurgia foi ontem e estou bem. Fui muito bem recebido por todo mundo, graças a Deus. Estou bem demais, não senti nenhuma dor depois do pós-operatório”, afirmou.

Foto Divulgação

Referência em alta complexidade na Rede Pública de Saúde do Maranhão, o Hospital Dr. Carlos Macieira dispõe de 84 leitos de UTI, sendo 74 Adulto, 10 Pediátrico, este exclusivo a crianças portadoras de cardiopatia cirúrgica.

Em 2024, o hospital já realizou 612.470 atendimentos, sendo 4.710 cirurgias, 5.716 internações, 24.520 consultas médicas, 145.153 consultas multidisciplinares e 393.948 do Serviço de Apoio e Tratamento (SADT).

Entre os meses de janeiro a junho a UTI Cardiológica Pediátrica registrou 80 internações, na Enfermaria Cardiológica adulto foram 388 internações e na Enfermaria Pediátrica com 94 internações.

Acompanharam a visita o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, e secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão.

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *