A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se tornou a primeira instituição pública de ensino superior a oferecer um curso de bacharelado em Fisioterapia no estado. As aulas para os 30 alunos aprovados no vestibular começaram na última segunda-feira, 9, no campus da Uema na cidade de Itapecuru Mirim.
O curso de fisioterapia se junta aos outros já oferecidos pela Uema no município, como licenciatura em Letras Português, Tecnologia em Gestão do Agronegócio; Química e Geografia (Programa Ensinar), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Profitec), Gestão da Qualidade (Profitec); Licenciatura Intercultural Quilombola (Proetnos); e Administração Pública, Pedagogia e Segurança Do Trabalho (Uemanet).
“A Uema é uma universidade do estado do Maranhão e, por isso, devemos consolidar os campi do interior com novos cursos que, junto aos já existentes, contribuam para o desenvolvimento do estado e a transformação de vidas”, diz o reitor da Uema, professor Walter Canales.
Em todo o Maranhão, a Uema tem recebido os novos alunos do semestre com uma programação de “Acolhimento Acadêmico”, que promove palestras, atividades culturais e ações de integração. Em Itapecuru Mirim, a programação incluiu a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.
“Que orgulho participar do acolhimento aos estudantes do curso de Fisioterapia, da Uema, o primeiro em uma universidade pública no Maranhão. Trinta jovens de: Miranda do Norte, Presidente Vargas, São Luís, Bacabal, Itapecuru Mirim e Pedro do Rosário, iniciam a sua jornada com professores qualificados em busca de uma profissão tão bonita e necessária”, celebrou o vice-governador.
Em todo o Maranhão, mais de 15 mil alunos iniciaram o segundo semestre letivo nos 20 campi da Uema. Neste semestre, além do curso de Fisioterapia em Itapecuru Mirim, a Uema inaugurou outros três novos cursos de bacharelado: Medicina e Meteorologia, em São Luís, sendo este o primeiro curso de Meteorologia do Maranhão; e Psicologia, oferecido no campus de Coroatá, sendo o primeiro numa universidade pública fora de São Luís.
Com mais de 40 anos de atuação, a Uema se mantém firme no compromisso de democratizar o acesso à educação superior no Maranhão. Presente em 78 municípios, por meio de seus campi e polos, a universidade alia ensino, pesquisa e extensão para promover o desenvolvimento pessoal e a transformação social no estado.