-->

Imperatriz recebeu da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (15), 3.450 (três mil, quatrocentos e cinquenta) doses de vacina contra dengue para realizar a primeira etapa de vacinação na cidade. A aplicação inicia nesta terça-feira (16), em adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A faixa etária da campanha foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

Para receber o imunizante, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar CPF ou certidão de nascimento, Cartão Nacional do SUS e carteirinha de vacinação. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

“Todas as estratégias adotadas para vacinação no nosso município, seguem as diretrizes do Ministério da Saúde e como é exigida uma série de cuidados e regras antes da aplicação, seguiremos os protocolos indicados pela Política Nacional, bem como as orientações recomendadas pelas Notas Técnicas do MS”, explicou a secretária de Saúde do município, Doralina Marques.

Segundo a gestora, a vacinação contra dengue ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nas UBSs de funcionamento habitual e das 7h às 19hnas unidades de horário estendido, sendo elas: Santa Rita, Bom Jesus, Nova Imperatriz, São José, Vila Nova, Osmarina Noleto Chaves, Juçara, Redenção, Ana Daves Neta Silva Sousa, Milton Lopes, Maria Das Graças, Vila Lobão, Bom Sucesso e Maria Aragão.

Cuidados e Regras



Antes de ser vacinado o paciente deve questionado se está com alguma doença febril aguda, e se sim, a imunização é adiada. Pessoas com doenças crônicas também devem ser questionadas sobre o tratamento que está sendo feito, por exemplo, se é com corticoide em doses muito altas ou quimioterapia. Nestes casos, não será permitida a imunização, pois a vacina contra dengue é de vírus atenuado, ou seja, enfraquecido e não é recomendada para quem passa por tratamentos com substâncias imunossupressoras, que interferem na imunidade.

Outra condição para a imunização, segundo as orientações, é de que as jovens com potencial para engravidar deverão evitar a gravidez por pelo menos 30 dias após receber a vacina. A vacina contra dengue também é contraindicada para jovens que estejam amamentando, assim como para portadores do vírus HIV, quando a função imunológica estiver comprometida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *