Com o propósito de levar informação que salve vidas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (19), o Dia “D” da Campanha Estadual Novembro Azul 2024, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A ação reuniu profissionais, gestores e pacientes para discutir a saúde integral do homem.
“O objetivo do Governo do Estado com as ações do Novembro Azul é fortalecer a educação em saúde contra o câncer de próstata e o câncer de pênis. A gestão estadual, através da SES, tem buscado mudar esse cenário ao convocar os homens para que busquem os serviços de saúde ao longo do ano, fortalecendo a prevenção como medida de reversão dessa situação”, pontuou o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.
A Campanha Estadual Novembro Azul teve início no último dia 3 de novembro com a Corrida da Saúde, que também marcou o encerramento da Campanha Estadual Outubro Rosa. A iniciativa tem como tema “Se Liga! Prevenção é o ano todo” e atua em concordância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que em 2024 completa 15 anos.
“O dia D é um start para que os serviços municipais e do estado façam campanhas voltadas para a população masculina. O Novembro Azul tem o papel de trabalhar a promoção da saúde, com foco no autocuidado, a fim de trazer o homem para dentro dos serviços, em especial para a atenção primária em saúde, que é a porta de entrada da população no SUS”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES, Claudiana Miranda.
Na ação do Dia “D”, a palestra sobre saúde do homem abordou as principais causas de agravos preveníveis junto ao público masculino, tabus, as medidas evitáveis para o câncer de próstata e de pênis, bem como os motivos que causam evasão do homem na procura do exame preventivo a essas doenças.
De acordo com o urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo de Castro, as pessoas precisam saber que é um câncer evitável. “Combater a falta de informação é o nosso grande objetivo. Por isso não iremos focar apenas no homem, mas também nas mulheres, para que elas ajudem seus filhos, parentes e cônjuges para que eles procurem o profissional urologista. Só assim iremos vencer essa luta contra esses cânceres tão devastadores”.
Acompanhando a palestra, Pedro Jeremias Evangelista, de 47 anos, é de Sítio Novo do Maranhão e está internado há 16 dias no HCM para tratar um princípio de infarto. “Primeiramente, a gente busca fazer exercício físico e higiene íntima. Além disso, sempre fazer sexo com camisinha, são esses procedimentos que a gente busca para estar evitando essas doenças”.
Além da prevenção ao câncer, a SES tem buscado transformar a Campanha Novembro Azul em uma estratégia de engajamento do público masculino para a adoção de práticas de saúde sexual mais integralmente saudáveis, o que inclui também planejamento reprodutivo e a busca pelos serviços de saúde em todos os ciclos de vida.
Presente na ação, o diretor administrativo do HCM, Evilásio Aguiar, comentou a necessidade de desmistificar tabus. “A SES sempre tem promovido eventos em todas as áreas. Vimos a ação que foi feita para a doação de órgãos, no outubro rosa e agora no novembro azul, permitindo que nós, homens, tenhamos a oportunidade de assistir palestra para tirar nossas dúvidas, trazer esclarecimentos e quebrar barreiras”.
Também participou do Dia “D” da Campanha Estadual Novembro Azul 2024 o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz; e a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Naiane Lara Rocha.