Empresários e instituições discutiram possibilidades de financiamento para o setor produtivo
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, participou, do evento Café com Inovação, realizado pela Superintendência Estadual do Banco do Nordeste (BNB) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A iniciativa contou com a presença de empresários, agentes de inovação e clientes da instituição financeira e teve como objetivo ampliar o acesso a recursos para o fomento de projetos inovadores na região.
Durante o encontro, a analista da FINEP, Rafaelly Fortunato, abordou as linhas de crédito do programa Inovacred, destacando que o recurso busca apoiar empresas que desejam desenvolver e implementar novas tecnologias. “A FINEP trabalha para financiar pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco em descentralizar os recursos e aumentar a participação de empresas do Nordeste no acesso a esses fundos”, afirmou Rafaelly. Ela enfatizou o papel do BNB na capilaridade desse crédito para a região, permitindo que os empresários entendam as finalidades desses recursos e sua aplicabilidade.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Isaque Nascimento, ressaltou a importância do evento para consolidar o papel da instituição no financiamento de projetos inovadores, além de agradecer a presença de Baldez e o apoio da FIEMA. “Projetos que têm caráter inovador, seja em produtos, processos ou metodologias, contam com uma linha de crédito específica, que apoia desde pequenas até grandes iniciativas”, afirmou Nascimento. Ele acrescentou que empresas com até 10 anos de mercado também podem ser financiadas, com recursos do FNE e taxas competitivas.
Nascimento ainda frisou que as condições oferecidas pelo banco são vantajosas para os negócios que querem inovar no estado. “Estamos aqui para apoiar empreendimentos que alavancam a economia local e colaboram para a geração de novos negócios no Maranhão”, disse.
DESAFIOS LOCAIS – Em sua participação, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, apontou as dificuldades enfrentadas pelos empresários em função da insegurança jurídica, que, muitas vezes desestimula investimentos. “Nós, empresários, queremos investir mais, gerar emprego, mas é preciso segurança para avançarmos. É importante que se possa criar facilidades para que o empresariado conheça todas as condições e linhas de crédito sem surpresas após a assinatura do contrato”, disse Baldez, ao reforçar a necessidade de uma estrutura mais didática no acesso aos financiamentos.
Baldez também destacou o potencial de crescimento do setor industrial no Maranhão e enfatizou que mais empresas locais e de fora buscam oportunidades na região. Ele defendeu uma maior clareza nos processos de crédito que permita aos empresários investir sem entraves.
O Café com Inovação também contou a participação de Eduardo Filgueira, diretor de Marketing da startup Compensei, que compartilhou a experiência da empresa, focada em descarbonização no turismo e beneficiada pelo programa BNB Hubine. “O apoio de instituições como o Sebrae e a FINEP, através de mentorias e recursos financeiros, foi fundamental para consolidarmos nossa tecnologia e ampliar nossa presença no mercado”, declarou Filgueira. Ele ressaltou que iniciativas como o Café com Inovação permitem que startups de impacto sustentável ganhem visibilidade em nível nacional e internacional.
Além disso, Filgueira mencionou o reconhecimento recente da Compensei em eventos de inovação e sua expansão para outros estados. “A CEO da startup, Vilena Silva, está atualmente em Lisboa em busca de oportunidades”, disse ele, exemplificando o impacto positivo de ações como a promovida pelo BNB e pela FINEP.