-->

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou o IV Encontro do Curso de Formação de Tutores Estaduais do Planifica Maranhão, nesta terça-feira (22), em São Luís (MA). A capacitação de tutores estaduais visa aplicar a metodologia de planificação em todas as regiões de saúde, abrangendo os 217 municípios do estado. O evento, que reúne cerca de 80 participantes, seguirá até quinta-feira (24).

IV Encontro do Curso de Formação de Tutores Estaduais do Planifica Maranhão (Foto: Márcio Sampaio)

O objetivo do IV Encontro de Curso de Formação de Tutores Estaduais do Planifica Maranhão é debater e fortalecer o acesso dos usuários, os fluxos de atendimento e a organização das agendas da Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). O processo de formação será integrado e adotará abordagem educacional ativa.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou os resultados positivos da planificação e a importância da parceria entre o Estado e os Municípios. “Se escutarmos e capacitarmos quem está na ponta, conseguiremos avançar. E, como sempre nos orienta o governador Carlos Brandão, a unidade e parceria são fundamentais. Com essa qualificação em todo o estado, os indicadores de saúde vão melhorar, incentivando os municípios a buscarem ainda mais melhorias”, afirmou.

Secretário Tiago Fernandes durante abertura do IV Encontro do Curso de Formação de Tutores Estaduais do Planifica Maranhão

Tutores

Além da função educacional, os tutores também desempenham o papel de supervisores. Eles acompanham de perto o desenvolvimento das equipes de saúde nos municípios, auxiliando na organização de processos como o mapeamento territorial e a otimização dos atendimentos.

Os tutores de nível central são formados por profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da Secretaria Adjunta de Assistências à Saúde (SAAS). Os tutores de nível regional é formado por profissionais das 19 Unidades Regionais de Saúde (URS). Já o Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI/MA) atua também como tutor estadual no território dos povos indígenas.

O coordenador Estadual da Planificação no Maranhão, Luís Saulo Sousa Santos, destacou a importância dessa formação. “Essa estratégia tem se mostrado eficaz, pois durante esses três dias, teremos a oportunidade de dialogar e treiná-los com conteúdo que serão abordados na próxima oficina tutorial, com foco no acesso à saúde. Nosso objetivo é garantir uma jornada de cuidado integrada para o usuário, que abranja desde a atenção primária até a especializada”, explicou.

A coordenadora de Atenção Primária na Regional de Itapecuru, Bruna Everton, também enfatizou os resultados esperados com a capacitação. Esse curso tem sido essencial para que possamos transmitir todo o conhecimento aos municípios. Estamos avançando para a etapa três da planificação, revisando o que já foi alcançado e dando mais um passo na organização da saúde”, disse.

A abertura do ao IV Encontro do Curso de Formação de Tutores Estaduais do Planifica Maranhão contou ainda com a presença da secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, do superintendente da Atenção Primária, Willian Vieira, a coordenadora da Fesma, Adriana Motta e a diretora da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lúcia Nunes.

Planifica Maranhão

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma estratégia voltada à qualificação dos processos na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE). A metodologia envolve a organização dos fluxos de atendimento, a estruturação de agendas e a melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde.

Projeto Saúde e Bem Viver

Durante o evento, foi anunciado o lançamento do projeto “Saúde e Bem Viver”, uma parceria pioneira com a Fiocruz de Pernambuco, que terá início no Maranhão, o primeiro estado a implementar essa iniciativa. O projeto tem como foco a valorização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Com duração de seis meses, ele será desenvolvido em unidades de saúde vinculadas ao Planifica Maranhão, abrangendo cerca de 350 trabalhadores da Atenção Primária. O grande diferencial do “Bem Viver” é a integração entre a saúde mental e as práticas integrativas, visando promover o bem-estar físico e emocional dos profissionais, garantindo que estejam aptos a oferecer um atendimento de qualidade à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *