Por Drª. Maria Célia Dias de Castro – Professora e Diretora do Campus Uema Balsas
Em 1928, o professor João Joca Rego Júnior fundou, em Balsas, o Educandário Sírio Brasileiro, que funcionava em uma casa alugada mantida pela colônia sírio-libanesa de Balsas. Posteriormente, foi criado o colégio Educandário Coelho Neto. Anos depois, em 1984, o governador do estado do Maranhão, Luís Alves Coelho Rocha, ex-aluno do Educandário Coelho Neto, comprou o prédio para o estado para que nele fosse criada a Fundação Cultural do Sertão Maranhense, cujo presidente de honra seria o Joca Rego, que teve a honraria de atribuição de seu nome a essa fundação. Posteriormente, a Diretoria Regional de Educação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação, instalou-se naquele prédio. Enquanto diretora Regional de Educação, todos os dias o via e com ele conversava. Muitas vezes ouvi-o falar que nesse prédio caberia uma Universidade. Em 27 de setembro de 1992, na cidade de Balsas, faleceu nosso eminente professor.
O desejo do professor João Joca Rego viria a se realizar em um contexto de fortes discussões da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9394/96. Nesse período, as universidades brasileiras, inclusive a Uema, tiveram que se adequar às novas mudanças trazidas pela nova lei da educação brasileira. De forma que foi nesse contexto histórico, concretizando o desejo do reconhecido professor João Joca Rego Júnior e de muitos cidadãos e cidadãs de Balsas que passaram a lutar pela concretude desta universidade, que foi criado o Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), por meio da Lei 5.927/ de 28/03/94, que estabelecia a criação desse novo Centro da Uema.
O CESBA passou ao estatuto de campus, denominando-se Campus Balsas, 28 anos após, por meio da Lei nº 11372, de 10 de dezembro de 2022.
Atualmente, o Campus Balsas funciona com os cursos na modalidade presencial e também oferece cursos na modalidade semipresencial gerenciados pelo núcleo de tecnologias para educação (Uemanet); e cursos de formação profissional tecnológica (ProfiTec). Os cursos presenciais são: bacharelado Agronomia e Enfermagem; licenciatura: Letras, Matemática, Pedagogia. Os cursos a distância, vinculados à Uemanet, são Gastronomia, Geografia, Pedagogia e Segurança do Trabalho. Os cursos a distância vinculados ao PROFITEC são Agrocomputação e Geoprocessamento. Há ainda dois cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) EAD/Uemanet funcionando neste Campus: Ciência é 10 e Educação Especial e Inclusiva, e iniciarão os de Ciências da Religião e de Sustentabilidade.
No Campus Balsas funcionou uma turma do programa “Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, curso “Educação para o Envelhecimento”, encerrado agora no mês de junho. Porém uma nova turma iniciará no segundo semestre, juntamente com uma turma de alfabetização.
O Campus Balsas possui dez laboratórios em áreas como Agronomia, Enfermagem, Informática, Letras, Matemática/Física e Pedagogia, e desenvolve diversos projetos, incluindo oficinas de escrita em Língua Inglesa, centros de línguas e estudos em literatura e geografia. Além disso, está criando ligas acadêmicas em Doenças Crônicas e Neonatologia/pediatria e demonstrou interesse por inovação, com equipes participando da IX Feira do Empreendedorismo, destacando-se a MARASUL com a 3ª colocação, evidenciando o foco em empreendedorismo tecnológico e inovador.
O Campus Balsas da Uema está dedicado à educação na região sul do Maranhão, focando na formação e atualização dos profissionais para que estejam alinhados com o contexto local e novas oportunidades além do Agro. Os cursos oferecidos promovem eventos e projetos que geram e compartilham conhecimento, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação para fomentar o desenvolvimento científico e profissional, com ênfase na transformação e cidadania do povo maranhense.