Foram registradas 81 ocorrências de incêndios em casas e apartamentos, na região metropolitana de São Luís, até maio deste ano. Em grande parte, estes acidentes são causados por problemas nos sistemas elétricos. Para reduzir os números e orientar na prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforça a importância das vistorias periódicas nos itens de combate a incêndios. O trabalho é executado pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e tem como objetivo assegurar que estejam em conformidade com as normas vigentes e garantir a segurança nestes espaços residenciais.
“Recebemos muitas solicitações para vistorias periódicas em edificações, com fins a renovar os certificados de aprovação. No que se refere aos imóveis residenciais, orientamos a manutenção preventiva periódica da rede elétrica e dos equipamentos de combate a incêndios. Esses cuidados reduzem significativamente as possibilidades desta ocorrência e preservam vidas”, alerta o diretor da DAT, tenente-coronel Thiago Paiva.
Os principais problemas encontrados nas vistorias são a falta de manutenção adequada de extintores, obstruções nas rotas de saída e irregularidades nos sistemas elétricos. “São situações que podem aumentar significativamente o risco de incêndios e comprometer a segurança dos moradores”, acrescenta Paiva.
Nas inspeções, as equipes verificam as condições dos itens de detecção de fumaça e alarmes, acessibilidade das rotas de fuga e disponibilidade, além das condições de itens como mangueiras e extintores, e instalações elétricas. São cobrados uma série de documentos e registros, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este documento, emitido por engenheiro elétrico, atesta a manutenção e o funcionamento adequado dos equipamentos do sistema elétrico das edificações. Devem ser apresentados, ainda, projetos de segurança contra incêndios, relatórios de inspeção dos equipamentos e registros de manutenção dos sistemas de combate a incêndios.
As inspeções são solicitadas pelos próprios condomínios, para que possam renovar o Certificado de Aprovação (CA). O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros e comprova que a edificação possui as condições de segurança contra incêndios e emergências, segundo critérios previstos na legislação estadual vigente. O certificado deve ser renovado anualmente.
Normas – Para estar em conformidade com as normas de segurança contra incêndios, os condomínios devem atender alguns requisitos. Entre os principais estão possuir extintores, alarmes, sprinklers automáticos e mangueiras de combate a incêndio. A manutenção desses equipamentos deve seguir padrões para garantir sua eficácia em situações de emergência.
A contratação de empresas especializadas para manutenção destes equipamentos e a atualização constante dos planos de emergência também são recomendadas aos condomínios.