-->

O serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira permite mais agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Em abril, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira registrou o marco de 10 mil exames pelo setor, consolidando a qualificação dos atendimentos que são referência em alta complexidade. O serviço foi implantado em setembro de 2017. A Hemodinâmica é um setor do hospital, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realiza procedimentos minimamente invasivos para obter diagnósticos rápidos e seguros de alterações que afetam a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo.


Os procedimentos podem substituir cirurgias convencionais e colabora no tratamento de complicações cardíacas variadas. O setor realiza diversos procedimentos, que incluem cateterismo cardíaco, angioplastia coronária, biópsia, drenagens, arteriografia de membro, angioplastia de membro, embolização de aneurisma e também tratamento de endoprótese, aneurisma de aorta.

A enfermeira que coordena o setor, Ingrid Costa Pinheiro, pontua que a equipe é altamente especializada, e que o registro dos dez mil atendimentos é um marco da qualificação da assistência cardiovascular dos serviços da Rede Estadual como um todo. “O hospital recebe pacientes de todas as unidades de saúde estaduais. Inclusive, no mês de abril, realizamos um procedimento inédito na rede estadual, que foi o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI). Além disso fazemos também biópsias de vários órgãos e implante de permcath, que é um cateter de longa permanência implantando em via de grosso calibre”, disse.

A estrutura do setor dispõe de equipamentos de alta qualidade e tecnologia de ponta, com 2 salas de procedimentos e 10 leitos. Equipamentos de última geração permitem a realização de angiografias, angioplastias, implante de stents, entre outros procedimentos intervencionistas, garantindo diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.

Na unidade, todos os dias são realizados 10 cateterismos e a hemodinâmica de segunda a sábado com procedimentos e, aos domingos, atendimentos de urgência. A equipe é composta por médicos cardiologistas intervencionistas, vascular intervencionista, radiologista intervencionista, neurologista intervencionista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de transporte, radiologistas e assistentes administrativos.

“Os exames são variados assim como o tempo de permanência no setor. Tem paciente que demora duas horas no procedimento. Há casos que é necessária a internação aqui no hospital. Tem procedimento que dura em torno de 5 minutos, e assim vamos seguindo o fluxo da regulação”, acrescentou Ingrid Costa Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *