-->

O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) promoveu ações sociais nos municípios de São Luís, Imperatriz e Bacabal, nessa sexta-feira, 3. Os eventos foram realizados por ocasião do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que será comemorado neste domingo (5).

Ação promovida por integrantes do Conselho de Farmácia no Rio Anil Shopping

Foram oferecidos serviços como: dosagem de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, vacinação, auriculoterapia, entre outros. Inclusive, os cidadãos levaram medicamentos vencidos ou em desuso, para que fosse feito o descarte correto.

O evento mobilizou a diretoria do CRF-MA, conselheiros regionais, conselheiras federais, funcionários, estagiários, profissionais farmacêuticos e estudantes, que prestaram serviços aos cidadãos.

São Luís – Na capital do Maranhão, São Luís, a ação foi promovida no Rio Anil Shopping, durante todo o dia. A realização do evento contou com o apoio da Prefeitura de São Luís (SEMUS), Estácio, UNDB, Florence, EDUFOR, UFMA, NASSAU, CEUMA, Pague Menos, Extrafarma, Drogasil, Facial e Bellapharma.

Representando o Conselho, estiveram presentes: o presidente, Dr. Luiz Fernando Ramos Ferreira; a Conselheira Federal pelo Estado do Maranhão, Dra Gizelli Santos Lourenço; os conselheiros regionais, Dr. Hiran Reis, Dr. Wallace Pacheco, Dra. Karlla Baima.

De acordo com o Dr. Luiz Fernando Ramos, a data é importante para que todos tenham consciência de que o uso correto de medicamentos é imprescindível para o resultado do tratamento. Em sua avaliação, essa informação precisa ser disseminada de forma “massiva”.

“Medicamento é coisa séria, não pode ser usado de qualquer maneira. Essa informação precisa ser distribuída à população de forma massiva. A Organização Mundial de Saúde, inclusive, fala sobre um tripé medicamentoso: é necessário analisar a dose individual do medicamento para cada pessoa, o horário e o custo ideal. Levando em consideração estas três coisas, pode-se dizer se o tratamento do paciente dará certo ou não. Por isso, para nós, farmacêuticos, é extremamente necessário que se faça o uso correto do remédio e que as pessoas busquem informações. Além de tudo, é uma forma de valorizar a nossa profissão também”, alertou o Presidente.

A Dra. Gizelli Santos Lourenço ressaltou que os farmacêuticos estão sempre à disposição para auxiliar os cidadãos, para que os medicamentos sejam usados da forma correta.

“Um remédio pode trazer tantos riscos quanto benefícios, por isso é importante sempre lembrar que um medicamento deve ser usado devidamente da forma que foi prescrito. Além disso, é dever do profissional farmacêutico avaliar a situação, antes de qualquer coisa. A população sempre pode contar conosco, estamos à disposição para auxiliar.”, destacou a Conselheira.

O conselheiro regional, Dr. Hiran Reis, aproveitou a oportunidade para alertar sobre os benefícios que o uso racional de medicamentos podem trazer ao indivíduo.

“O profissional de saúde, estando presente durante o tratamento do paciente, pode ajudar de várias formas. É importante conscientizar sobre o uso correto de remédios, pois isso mantém uma terapêutica eficaz, reduz os efeitos colaterais, mantém a não desistência do paciente durante todo o tratamento, entre outra série de vantagens.”, frisou.

Entre os farmacêuticos prestando os serviços sociais, estava a Dra. Daniela Ferreira. A profissional destacou que este foi um momento importante para toda a classe e para a população.

“Esse momento é de grande importância não só para nós, mas para toda a população. Todos os serviços oferecidos são gratuitos, bastava que a pessoa chegasse e se identificasse. Além disso, estamos sempre dispostos a fornecer informações qualquer informação sobre como utilizar os medicamentos da melhor forma possível”, disse a farmacêutica.

Uma das pessoas atendidas pelos farmacêuticos foi a assistente auxiliar, Ferliane Corvel, de 36 anos, que estava de passagem pelo shopping com a sogra. Elas aproveitaram a ocasião para se vacinarem contra a gripe e mediram a glicemia.

“Gostei muito (do evento). A minha sogra e eu nos vacinamos contra a gripe e fizemos teste de glicemia. Foi muito interessante, porque alguns desses serviços, às vezes, ficam muito restritos e são de difícil acesso à população. Então, hoje, pude fazer com tranquilidade.”

Imperatriz – A ação em Imperatriz foi realizada no centro da cidade, pela manhã. A Prefeitura de Imperatriz e a FACIMP colaboraram com a realização do evento. Estiveram presentes o vice-presidente do CRF-MA, Dr. Tommaso Bini, e a conselheira federal suplente, Dra. Milca Vasconcelos.

De acordo com o vice-presidente do CRF-MA, Dr. Tommaso Bini, a ação social promoveu a disseminação de informações para a sociedade sobre o uso racional de medicamentos e serviços importantes para a saúde.

“Levamos serviços a população, levamos orientações e promovemos a divulgação dessas informações tão importantes para a manutenção da saúde dos pacientes e para o controle desses quadros clínicos de pacientes que já estão acometidos por doenças diagnosticadas e mostrar para eles como é ruim se automedicar, sem orientação de um profissional capacitado para isso”.

Bacabal – A realização do evento em Bacabal, também pela manhã, foi possível por meio do apoio da Prefeitura, da Faculdade Pitágoras de Bacabal e da Drogasil. Esta drogaria disponibilizou o estacionamento coberto para que fosse possível realizar a ação.

Quando o assunto é uso racional de medicamento, os “guardiões” são os farmacêuticos. A afirmação é da conselheira regional, Dra. Kássia Leticia de Vasconcelos Silva, que reforçou o papel deste profissional quanto à saúde da população.

“Quando falamos sobre o uso racional de medicamentos, lembramos logo dos guardiões do medicamento que somos nós farmacêuticos. Quando falamos sobre esse tema, nós colocamos em pauta também, não somente sobre o uso correto da medicação, mas também sobre a orientação desse profissional que é o farmacêutico. Falamos também sobre o descarte correto da medicação e sobre a importância de fazer o uso correto da medicação em horários corretos. Então fique atento, sempre procure orientação e tire suas dúvidas com este profissional que é o profissional habilitado e preocupado com a sua saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *