Durante todo mês de abril, as unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam atividades alusivas à promoção da integralidade e do cuidado da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, compreendendo sua diversidade.
Na Policlínica da Criança, em São Luís (MA), a psicóloga Bhruna Santos, promoveu um bate papo sobre “O que é o autismo? Inclusão, vivências e diagnósticos”. “Precisamos falar que o autismo é um transtorno relacionado ao desenvolvimento motor sensorial que envolve a primeira infância, e que pode ter como principal alteração a comunicação verbal”, falou a psicóloga.
“O bate papo foi muito importante para gente diferenciar as características que cada um apresenta. Além de disso explicou como deve ser iniciada a investigação do transtorno. Meu filho tem TDAH e doença generalizada, tem acompanhamento médico. Essa palestra foi essencial para que outros pais revejam os comportamentos dos seus filhos e procurem auxilio para fechar diagnóstico”, contou Evanilda Lino da Silva, de 39 anos, paciente da unidade.
No Sorrir Presidente Dutra (MA), a psicóloga Aline Melo ressaltou que essa prática pedagógica e social, promove a consciência das pessoas por meio da educação e da informação, ajudando a romper as barreiras do preconceito.
“É fundamental que as instituições façam esse trabalho informativo, acredito que o caminho mais saudável para vencer o preconceito e garantir o acesso às políticas públicas voltadas para o TEA, é o conhecimento para lutarmos pelos direitos dessas pessoas e famílias”, completou a profissional.
A Policlínica da Criança, em São Luís (MA) e a unidade Sorrir Presidente Dutra (MA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são gerenciados pelo Instituto Acqua.