-->

Os estudos tratam sobre nutrição de cães e gatos focados em nefrologia, dermatologia, imunologia, gastroenterologia e infectologia

O maranhense Diego Marques Costa Silva, veterinário e professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), obteve 15 trabalhos selecionados para concorrer à 10ª edição do Prêmio de Pesquisa PremieRpet. A iniciativa destaca estudos com foco para o desenvolvimento e inovação na nutrição de cães e gatos. Ele contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), para concluir seu mestrado, estimulando a participação no prêmio nacional. O resultado da premiação será divulgado dia 9 de maio, no site https://premierpet.com.br.

Professor Diego Costa Silva, coordenador das pesquisas.

“Parabenizamos o professor e seus alunos pelo empenho na produção destas pesquisas, sobre um tema bastante relevante e atual, que é a qualidade da alimentação dos cães e gatos. FAPEMA tem a satisfação de ser colaboradora destas iniciativas e isto evidencia o importante papel que desempenham as instituições de fomento à pesquisa, no desenvolvimento científico e tecnológico, em todas as áreas do conhecimento”, avalia o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

O professor Diego Silva relata que seus alunos foram a motivação para participar do prêmio. “Quando vi a oportunidade de meus alunos concorrerem, com a possibilidade de irem a um congresso internacional, sabia que seria uma grande chance profissional pra eles”, conta. Eles estão concorrendo nas duas categorias da premiação: ‘Melhor Relato de Caso’ e ‘Melhor Revisão Bibliográfica ou Relato Científico’, que ganhará viagem para participar do Congresso ACVIM Fórum 2024; e ‘Orientador’, com maior número de trabalhos classificados, que ganhará auxílio financeiro para publicação em periódico.

Os trabalhos tratam da nutrição, com subtemas nas áreas de nefrologia, dermatologia, imunologia, gastroenterologia, infectologia entre outros, voltados aos cães e gatos. “A indicação para esta premiação nacional já é um reconhecimento dos nossos esforços acadêmicos e uma grande vitrine para nossos alunos e para nós, pesquisadores maranhenses. São ótimos trabalhos, de conteúdo e bem escritos. Estamos bastante confiantes”, pontuou Diego Silva.

Ele destaca a importância do prêmio na valorização da saúde animal e lembra que, igual aos humanos, os cães e gatos precisam de uma dieta balanceada e nutritiva para sustentar uma vida saudável e ativa. Pesquisas mostram que uma nutrição adequada desempenha diversos papéis essenciais no bem-estar animal, impactando na saúde física, no comportamento e qualidade de vida.

A nutrição também desempenha função relevante na longevidade dos animais, pontua o professor. “Dietas inadequadas podem aumentar o risco de obesidade, doenças crônicas e problemas de saúde, enquanto uma alimentação balanceada pode ajudar a prevenir essas condições e promover uma vida mais longa e saudável. Nossos trabalhos mostram a necessidade de se estudar mais fundo como cada os elementos nutricionais podem impactar na saúde de cães e gatos”, reitera.

A ideia futura é aprimorar, junto aos alunos, os trabalhos de iniciação científica, de conclusão de cursos e até, projetos de dissertação, para alcançar mais possibilidades e amostras mais expressivas sobre o tema.

A participação do professor e equipe no prêmio nacional é mais um exemplo do potencial dos pesquisadores maranhenses em alcançar reconhecimento para além do estado. Paralelamente, o investimento em pesquisa e inovação tem sido uma prioridade para o governo e resulta neste reconhecimento dos pesquisadores locais. “Representa um avanço na área de atuação e consolida o apoio do Governo do Maranhão aos talentos locais”, conclui o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Os 15 projetos foram elaborados pelos alunos do 6º período de Medicina Veterinária da UEMA, com a coordenação do professor Diego Costa Silva.

Pesquisas

Os 15 projetos foram elaborados pelos alunos do 6º período de Medicina Veterinária da UEMA. São estes: ‘Influência dos tutores na nutrição de cães obesos’, de Tarsila Saraiva Cantanhede; ‘Manejo Nutricional na Prevenção de Doenças Cardíacas em Pequenos Animais’, de Cinthya Letícia Corrêa Belfort; ‘Utilização de nutracêuticos na terapia nutricional de pacientes oncológicos’, de Virna Emanuele Veiga de Sousa; ‘O uso de prebiótico e probiótico na dieta de animais de companhia’, de Bianca Almeida Lima; ‘Importância do manejo nutricional de felinos acometidos por doença inflamatória intestinal’, de Lisiane de Sousa Santos; ‘Importância nutricional de cães com Parvovirose’, de Nayane Machado Gomes.

Ainda, os trabalhos ‘Influência da composição da dieta e o desenvolvimento de urolitíase por oxalato de cálcio em gatos’, de Maria Luíza Barbosa Costa; ‘Importância do manejo nutricional em animais idosos’, de Isabelle de Jesus Rocha da Silva; ‘Rações e petiscos: a importância da nutrição na saúde do seu pet’, de Carlos Viegas Neto; ‘Nutrição animal em cães com dermatite atópica’, de Ana Letícia Almeida Pinheiro; ‘Nutrição de cães hospitalizados’, de Eduardo Henrique Sampaio Marques; ‘O papel da nutrição adequada ao longo da vida de cães e gatos’, de Giselle Franco Rodrigues; ‘Importância do suporte nutricional e a integridade do sistema imunológico em cães com alterações dermatológicas’, de Fernanda Emelly da Silva; ‘Manejo nutricional de animais cardiopatas’, de Bruna Giovanna Matos Costa; e ‘Manejo nutricional de cães e gatos idosos’, de Luan Marcos Silva do Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *