-->

O Ministério Público Federal, através do Procurador da República no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior determinou a abertura de um inquérito civil para apurar a inserção de dados supernotificados no Censo Escolar do município de Serrano do Maranhão em relação à quantidade de alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados teriam sido fraudados  e utilizados para recebimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Prefeita Val Cunha

Na cidade comandada pela prefeita Val Cunha, esposa do deputado estadual Cláudio Cunha, 17% da população está matriculada no EJA, quando a média nacional é de apenas 1%.

A denúncia encaminhada ao MPF revela fortes indícios de irregularidades na inserção de informações consideradas inverídicas como ocorrido na cidade de São Bernardo do Maranhão, que por conta dos mesmos ilícitos sofreu um bloqueio na ordem de R$ 2,5 milhões em recursos da Educação.

As ilegalidades foram descobertas em fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) que apurou que os valores dos repasses do Fundeb superaram os gastos devidos condizentes com o número real de alunos matriculados em tempo integral, prestados no Censo de 2022.

Diante da denúncia, o representante do Ministério Público Federal determinou diligências que devem resultar na elaboração de Ação Civil Pública contra o Município de Serrano do Maranhão, para posteriores medidas judiciais.

17 thoughts on “Mais um município maranhense é investigado pelo MPF por indícios de fraudes na EJA

    1. Será porque o estado do Maranhão que é verdadeiramente um estado rico em todos os sentidos, figura sempre com os piores índices? ( Educação, Saúde, Trabalho, Segurança, Infraestrutura, etc. etc. ), sendo que os Gestores Estadual e Municipais, Gastão milhões em propagandas vangloriando suas gestões. Cada povo tem os governantes ou gostam de ser tratado dessa forma?

  1. Andar de Hilux e comer camarão 🦐🦐🦐 é bom…bando de ratos e ratas da corrupção.. Brasil é fácil ser corrupto, gasta pra sair da cadeia mas ainda tem boas sobras .. tristes leis!

  2. Porque não fiscalizam todos que fizeram isso….o meu município fez e não teve nada.. Governador Eugênio Barros..dez vi-o mais de 3 milhões,segundo o t.c.e.

  3. Todos os prefeitos, são ladrões de dinheiro público, esse dinheiro é repassado a metade pra seus deputados, e ainda tem os votos, fantasmas, e títulos transferido, indevidamente pra outros municípios, pra votar em troca de dinheiro, é o Maranhão que tem o judiciário e o ministério público, coopitado, por esses prefeitos e deputados, em troca de dinheiro, cargos públicos pra seus filhos e familiares, com salários altíssimo, em troca de, vista grossa em seus cremes..

  4. Será porque o estado do Maranhão que é verdadeiramente um estado rico em todos os sentidos, figura sempre com os piores índices? ( Educação, Saúde, Trabalho, Segurança, Infraestrutura, etc. etc. ), sendo que os Gestores Estadual e Municipais, Gastão milhões em propagandas vangloriando suas gestões. Cada povo tem os governantes ou gostam de ser tratado dessa forma?

  5. Quanto chega a páscoa calam a boca do povo com ovo de chocolate e peixe velho, povo necessitado aceitam, vagabundos e ladrões do dinheiro público

  6. Só em São Vicente Ferrer Maranhão que o ministério público não faz uma investigação tantas obras inacabado ruas precária creche incompleta posto de saúde desde a época do ex prefeito João Batista Freitas

  7. Pra mim isso não passa de armação política só pra querer queimar o filme da mulher, a cidade nunca teve um desenvolvimento como está tendo agora na ADM de Val cunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *