-->

Entre os dias 11 e 15 de março, está prevista a chegada da terceira onda de calor do ano de 2024 em algumas regiões do Brasil.

Como resultado, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em determinados estados durante esse período.

Segundo informações da plataforma Climatempo, o ar quente ganhará intensidade no Chaco Paraguaio, uma região árida do país vizinho, e no norte da Argentina ao longo da próxima semana.

Esse fenômeno resultará na formação de um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, favorecendo a permanência do ar quente e dificultando a formação de nuvens de chuva.

A onda de calor tende a afetar principalmente a região oeste do sul do Brasil, o sudoeste do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo, onde as temperaturas devem ultrapassar os 5ºC acima da média.

De acordo com a definição da Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem mais de 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.

Além dessas áreas mais afetadas, é esperado que no sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, na parte sul do Mato Grosso, no triângulo mineiro, no sul do Rio de Janeiro e em grande parte de São Paulo, as temperaturas estejam entre 3ºC e 5ºC acima da média.

Embora isso não se configure necessariamente como uma onda de calor, representa uma significativa elevação das temperaturas, demandando atenção e precaução por parte da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *