-->

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, entre os dias 28 e 31 de janeiro, procedimentos de catarata e pterígio por meio do Programa Cuidar de Todos Cirurgias.

A previsão é que sejam realizadas 550 cirurgias oftalmológicas, sendo 300 de catarata de 250 de pterígio.

“Garantir saúde não se trata de apenas dar acesso a serviços disponibilizados pelo SUS, mas, também, promover qualidade de vida. Com o mutirão estaremos assegurando as duas coisas, que é assistir quem mais precisa, ao passo que estes são bonificados com uma visão melhor, lhes conferindo mais autonomia, prazer e a retomada de suas atividades diárias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Do total de beneficiados, 442 são de pacientes oriundos da capital São Luís e 108 do interior do estado, os quais foram encaminhados de seus municípios de origem.

Os procedimentos de catarata serão realizados na Clínica Ofthalmos Center enquanto que os de pterígio, no Hospital da Ilha.

Na segunda-feira (29), os pacientes oriundos do interior do estado serão submetidos a triagem no Hospital da Ilha para então receberem a liberação para a cirurgia.

Ao chegar no local, é necessário que os contemplados apresentem documento com foto, cartão do SUS e encaminhamentos para a realização do procedimento.

A aposentada Francisca da Silva, de 72 anos, do município de Governador Nunes Freire, veio ao Hospital da Ilha para fazer o procedimento de remoção do pterígio e falou da expectativa pós cirurgia.

“Eu estou enxergando tudo borrado, então para mim será uma grande vitória. Vou voltar a ler minha Bíblia para glorificar a Deus ainda mais”, comemorou Francisca.

A confeiteira Luciana Araújo, 30, moradora de São José de Ribamar, na Região Metropolitana, falou sobre a experiência de realizar a cirurgia de pterígio pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Do tempo que eu fiz a cirurgia para cá foi rápido. Esta é uma oportunidade muito boa, maravilhosa, porque no particular sai muito caro e termos a oportunidade de fazer no público é bem bacana”, expressou Luciana.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que pode causar visão nublada, tornando mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Já o pterígio é caracterizado por ser uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados, chega a cobrir a pupila e interfere com a visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *