-->

A 1ª rodada do Campeonato Maranhense, que começou ontem (13), com três partidas, duas na capital e uma no interior, será concluída neste domingo (14) com o duelo entre Tuntum e Imperatriz, que se enfrentam às 17h, no estádio Rafael Seabra, em Tuntum. Os dois times estão vindo da 2ª divisão do Estadual, onde conquistaram o acesso em 2023, após amargar um ano na Segundinha Maranhense, o Leão dos Cocais.

O Imperatriz amargou dois anos na 2ª divisão, depois de conquistar três títulos do Maranhense da Série A (2005, 2015, 2019) e chegar até a Série C do Brasileiro de 2020, onde acabou rebaixado para a Série D de 2021. O Tuntum é um time bem mais novo. Foi fundado no dia 1º de junho de 2021 e em outubro desse ano já foi vice-campeão da Segunhinha (campeão Cordino) e mesmo assim, conquistou o acesso a elite.

Nesse mesmo ano de 2021, mas em outubro, o Tuntum já foi campeão da Copa FMF (Juventude vice). Com o título, se credenciou a disputar a Copa do Brasil de 2022, onde fez até bonito na 1ª fase da Copa do Brasil, venceu Volta Redonda-RJ (4×2) e avançou para a 2ª fase, onde foi eliminado pelo Cruzeiro. Porém, no Maranhense 2022 acabou rebaixado (juntamente com Juventude), mas só amargou um ano na Segundinha.

O Tuntum ainda fez 2 amistosos no Rafael Sabra, onde venceu Fluminense-PI (2×1), de virada e empatou com Cordino (1×1) e o time não deve mudar muito em relação a esses jogos: Chicão; Junior Gama, Mateus, João Victor e Wadson; Luiz , Romero e José; Juninho (Klayverth), Cleber Pereira e Marciano (Mikael). Técnico: Marlon Cutrim.

O Imperatriz também fez dois amistosos e empatou ambos com o Águia de Marabá-PA, o primeiro por 3 a 3, em Morada Nova-PA e o segundo por 0 a 0, em João Lisboa-MA. O time não deve mudar muito em relação a esses jogos: Régis; Gutti Ribeiro, Erivelton, Doda e Elves; Madson, Jardisson, Wellington Junior e Dico Quixadá; Jefferson Maranhão e Brunão (Filipinho). Técnico: Reginaldo França. Árbitro: Raimundo José Chagas Araujo//Assistentes: Antônio Adriano de Oliveira e Ivanildo Gonçalves da Silva.

Estádio Rafael Seabra volta a ser palco de mais um duelo entre Tuntum e Imperatriz

FORMULA DE DISPUTA – Terá apenas um turno com todos contra todos, em ida e volta, num total de 14 rodadas na 1ª fase, onde cada time faz sete jogos como mandante e sete jogos como visitante. Os 4 melhores avançam para as semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), que será em ida e volta e os vencedores decidem o título em ida e volta e ao final campeão e vice terão disputados 18 jogos no total. Os dois últimos da 1ª fase serão rebaixados. Um jogador pode fazer 3 jogos por um time e se transferir para outro.

VAGAS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS DE 2025

COPA DO BRASIL: campeão e vice. Se o Estado tiver a 3ª vaga, vai o terceiro//SÉRIE D DO BRASILEIRO: campeão e vice. Se for Sampaio (campeão ou vice) vai o terceiro, pois Sampaio está na Série C. Se MAC e Moto conquistarem o acesso esse ano, vai os times melhores colocados, depois de Moto, MAC e Sampaio//COPA DO NORDESTE: Campeão//o vice e o melhor ranqueado para a pré-Copa do Nordeste.

O Sampaio tem 36títulos maranhense contra 26 do rival Moto Club, o último em 2018 (Imperatriz vice). Outros dois times do interior também já foram campeões maranhenses Bacabal, em 1996 (vice Sampaio), com Adilio e Andrade, ex-Flamengo e JV Lideral, de Imperatriz, em 2009 (vice Sampaio).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *