-->

O ano de 2024 promete ser um novo marco para a ciência e tecnologia no Maranhão, impulsionado pelo comprometimento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Os avanços e desenvolvimento esperados, derivados dos investimentos em ciência, pesquisa e inovação, enfocando o plano de metas da Fundação. Dentre os pontos importantes estão a ampliação de parcerias estratégicas, inovações sustentáveis, estímulo a projetos que pautam diversidade e inclusão, apoio ao desenvolvimento tecnológico e a iniciativas de impacto social.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, avalia que 2024 será marcado por uma série de conquistas e avanços significativos na ciência e tecnologia no Maranhão, impulsionados pelo comprometimento do Governo do Maranhão. Ele ressalta que a fundação está pavimentando o caminho para um futuro mais promissor e inovador para o Estado. A determinação da Fapema em aceitar desafios e definir metas claras, promete catalisar um ambiente propício para o florescimento da ciência e tecnologia, prevê o gestor.

A FAPEMA reconhece a importância das parcerias para fortalecer a pesquisa e a inovação. Em 2024, a fundação está focada em estabelecer colaborações estratégicas com instituições de renome nacional e também, internacional. Essas parcerias vão potencializar o intercâmbio de conhecimento, recursos e expertise, impulsionando ainda mais os projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Maranhão.

O compromisso da Fundação com a sustentabilidade reflete-se no apoio a projetos e pesquisas que buscam soluções inovadoras para desafios ambientais. A fundação direciona investimentos para iniciativas que promovem o uso responsável dos recursos naturais, debatem as mudanças climáticas e consideram a transição para uma economia mais verde e sustentável.

Na promoção da diversidade e inclusão, outro viés prioritário para 2024, serão implementadas ações para ampliar a participação de grupos pouco representados na ciência, garantindo que todos os talentos tenham oportunidades iguais. Programas direcionados, bolsas de pesquisa e eventos que fomentem a diversidade de perspectivas e experiências no cenário científico maranhense, estão incluídos neste planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *