-->

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Neste contexto, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), tem desempenhado relevante papel no apoio a projetos que busquem a prevenção e tratamento dessa doença. No mês de novembro, reconhecido como Novembro Azul, a atenção à saúde do homem ganha destaque, e a FAPEMA reforça seu compromisso no financiamento de projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida deste segmento.

O apoio da FAPEMA a projetos relacionados ao câncer de próstata reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a saúde e bem-estar. A conscientização sobre a importância da saúde masculina transcende o âmbito médico e se torna uma prioridade nas políticas públicas do Estado. Investir em pesquisa e desenvolvimento nesta área é um passo na garantia de que o Maranhão esteja na vanguarda das descobertas científicas e médicas.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, avalia que é essencial reconhecer e enaltecer o papel que a Fundação desempenha na promoção da pesquisa científica e na melhoria da saúde da população maranhense. O apoio a projetos voltados para o câncer de próstata não apenas representa um investimento em saúde, mas também demonstra a visão estratégica da FAPEMA em enfrentar desafios complexos que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, avalia Wall.

Com diversas pesquisas na área de tratamento de câncer, Maria do Desterro Nascimento, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolve, com apoio da FAPEMA, o estudo ‘Análise da ação do extrato do fruto de euterpe oleracea mart. no processo da tumorigênese em células malignas de câncer de próstata’. No trabalho, ela analisa o potencial citotóxico do caroço, da casca, do fruto total e do palmito do extrato de açaí, nas linhagens celulares de câncer de próstata. Além da aplicação de planta abundante no estado, ela busca desenvolver uma forma farmacêutica, como opção na terapia do câncer de próstata.

À medida que o Novembro Azul alerta para maior atenção à saúde do homem, a FAPEMA contribui, sendo peça fundamental nesse quebra-cabeça, ao impulsionar a pesquisa e promover descobertas que podem transformar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *