-->

Empreendedores terão o apoio do Sebrae na obtenção do registro de Indicação Geográfica

O superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, participou nesta última quarta-feira (04) de uma visita técnica à sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em Brasília. Também participou da visita a secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Natássia Weba Cutrim. Eles foram recebidos pelo presidente do INPI, Júlio César Moreira.

O superintendente Albertino Leal reuniu-se com o presidente do INPI para tratar da parceria para registro do IG dos empreendimentos maranhenses.

No próximo ano, será iniciado no Maranhão um trabalho de apoio na obtenção do registro do IG, a Indicação Geográfica. “Este registro é muito importante porque garante a diferenciação e a valorização dos produtos tradicionais vinculados a determinados territórios, agregando valor e protegendo a região produtora”, ressaltou o superintendente Albertino Leal.

No Maranhão, a tiquira, o abacaxi e os artesanatos, estão sendo inicialmente identificados para o início deste trabalho que será feito pelos Agentes Locais de Inovação do Sebrae de Indicação Geográfica, os ALI IG.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, que é a instituição que concede o registro legal de IG no país, tem uma parceria com o Sebrae no apoio para a obtenção do registro.

Na reunião na sede do INPI, o presidente Júlio César Moreira, falou sobre a importância da propriedade industrial para o desenvolvimento do País, e destacou o papel do Instituto para impulsionar a inovação. A diretora executiva, Tania Ribeiro, apresentou o Planejamento Estratégico do INPI para 2023-2026.

Também participaram da visita ao INPI, o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital da Secti, Saulo Lima; o superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania, Eduardo de Oliveira; o chefe de Gabinete, Mauricio Pereira; e a assessora especial Nayara Ribeiro, o diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Roberto Serra; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *