-->

No quarto dia consecutivo de conflitos entre Israel e o Hamas, um ataque em larga escala foi desferido contra membros do grupo extremista na Faixa de Gaza, reacendendo as preocupações sobre brasileiros desaparecidos na região. Até o momento, três compatriotas continuam sem paradeiro certo.

Celeste Fishbein, Bruna Valeanu e Karla Stelzer Mendes.

As autoridades estão em busca de Celeste Fishbein, 18 anos; Bruna Valeanu, 24; e Karla Stelzer Mendes, 41. Celeste, que estava na casa do namorado em Gaza, desapareceu no último domingo, enquanto Bruna, uma carioca residente em Israel desde 2015, cursava Comunicação e Sociologia/Antropologia na Universidade de Tel Aviv.

Brasileiro morto pelo Hamas gravou vídeo em bunker pouco antes de morrer

Da lista inicial, infelizmente, confirmou-se a morte de Ranani Glazer, uma vítima dos ataques do Hamas à rave Universo Paralello, ocorrida nas proximidades da Faixa de Gaza. Rafael Zimerman, resgatado em estado de choque após ser atingido por estilhaços de granadas, foi encontrado e está estável. Ele estava no mesmo festival que Glazer, e ambos estavam juntos em um abrigo atacado, com Zimerman conseguindo escapar ao lado da namorada de Glazer, Rafaela Treistman.

O contexto do conflito revela uma complexa situação em Gaza, com mais de 100 mil soldados israelitas cercando a região após os ataques do Hamas. Com um saldo já preocupante de 1,5 mil mortos e mais de 4,5 mil feridos, a tensão aumenta com a ameaça de mais de 100 reféns pelo Hamas e a convocação de 300 mil reservistas por parte de Israel.

O grupo Hamas, financiado pelo Irã, é conhecido por seu objetivo de “garantir a libertação dos palestinos e lutar pelo fim de Israel”. O conflito, que tem suas raízes desde 1967, tornou-se particularmente volátil na Faixa de Gaza, um território de 41 quilômetros de comprimento por 10 quilômetros de largura, com uma população de 2,3 milhões de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *