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A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) está intensificando as ações de cobrança para esse mês de outubro. A iniciativa abrange o envio de sms de reaviso de vencimento, a negativação de CPF/CNPJ e a interrupção do fornecimento de água.

Essas medidas são direcionadas aos clientes inadimplentes que usufruem dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

As ações de cobrança estão previstas no Regulamento de Serviços Públicos de Água e Esgoto do Maranhão, em especial, no artigo 108, que prevê que a CAEMA pode inscrever os clientes inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito (SERASA), bem como promover a execução judicial dos débitos, com os respectivos acréscimos de multa, juros, correção e honorários advocatícios.

Além do cliente inadimplente ter o seu nome negativado, há o risco da descontinuidade do abastecimento. Isso porque a Companhia, além de judicializar algumas cobranças, está também efetuando o corte de água nos imóveis dos clientes que estão em situação de inadimplência, em diversos bairros, entre eles, Renascença, Turu e Bequimão.

De acordo com o diretor Comercial da CAEMA, Mauro Muniz, “a ação de corte faz-se necessária, tendo em vista que a empresa possui um elevado custo para manutenção e distribuição de água, bem como para coleta e tratamento de esgoto e, para tanto, precisa da contraprestação dos seus clientes para a continuidade dos serviços a serem prestados para a população”. Por este motivo, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão está atuando mais incisivamente para diminuir os índices da inadimplência.

Ele afirma que a ação de corte será contínua e ocorrerá em diversos pontos da cidade. Ou seja, o usuário que tiver fornecimento de água interrompido, por motivo de débito, vai precisar negociar com a CAEMA e, a partir da negociação do débito, poderá ser feita a religação de água no seu imóvel. Outra solução, mais preventiva, para não sofrer negativação ou corte da ligação de água, dependerá da iniciativa do cliente em negociar seus débitos nos canais oficiais de atendimento da CAEMA.

Tendo em vista que inadimplência afeta a entrada de recursos em caixa para arcar com melhorias no sistema de saneamento na cidade, os clientes que permanecerem inadimplentes, com água cortada, estão passíveis de multa, após averiguação de fraude e constatação de autorreligação ou ligação clandestina.

Nesse sentido, a CAEMA pede que os clientes regularizem seus débitos nas lojas de atendimento presencial (Cohafuma, Centro, Cohab, Cidade Operária, Viva Procon Shopping da Ilha e Viva Procon São Luís Shopping) ou nos canais de atendimento virtual (aplicativo CAEMA MOBILE e WhatsApp 098 99113 0195).

Atualmente, o parcelamento de débitos por clientes compreende uma entrada facilitada com as parcelas futuras sendo lançadas em conta, bastando o cliente apresentar documento oficial com foto, comprovando vínculo com o imóvel, cujo débito deseja negociar.

É importante lembrar, também, que o QR Code para pagamento via PIX está disponível somente na fatura emitida mensalmente pela Companhia, e que o cliente também pode pagar sua dívida, com cartão de crédito, se assim preferir, evitando sanções de cobranças e usufruindo dos serviços prestados pela CAEMA.

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