-->


MA no lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Em Brasília, o governador Carlos Brandão participou da solenidade de Lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no Palácio do Planalto. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou um decreto instituindo a nova política voltada para a promoção da alfabetização na idade certa das crianças brasileiras. A partir do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é um importante passo na busca por uma educação inclusiva e de qualidade em todo o país, e que conta com significativos investimentos previstos, é esperado um futuro melhor para a educação no Brasil.


Brandão em Brasília

A participação do governador Carlos Brandão durante a solenidade demonstra o engajamento do Governo do Maranhão em relação à educação e à alfabetização das crianças maranhenses. Defendendo progresso social e econômico a partir de investimentos em educação, Brandão ressaltou que o Compromisso Nacional junto aos governos de estados e municípios vai investir no futuro das pessoas e na superação de desigualdades. Na oportunidade, o governador pontuou iniciativas estaduais.


Governo do MA + Infraero

Ainda em Brasília, Brandão participou, ainda, de outro importante momento: da reunião com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, para tratar sobre desenvolvimento e ampliação de aeroportos no Maranhão. “Essa é uma forma de abrirmos as portas do nosso estado para negócios, em especial o agronegócio. Vamos avançar!”, abordou o governador.


Circula MinC

O Maranhão recebe, nesta quinta (15), o Circula MinC, oficinas de capacitação e suporte para gestores e gestoras culturais para a solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), ação do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com as Secretarias de Cultura dos Estados. As oficinas acontecem em São Luís no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro), nos turnos da manhã e tarde. Pela manhã, às 8h, será a abertura com MinC e apresentação geral sobre o Sistema Nacional de Cultura. À tarde, às 14h, será a vez da Oficina Técnica da LPG e Plataforma TransfereGov. O público-alvo são gestores municipais e estaduais de cultura.


Fórum Nacional Consecti & Confap

São Luís sediará, de 14 a 16 de junho, o Fórum Nacional Consecti & Confap, que vai reunir presidentes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil e secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o país para discutir políticas para o setor. A abertura oficial do fórum será dia 15, às 9h, no Hotel Luzeiros. O Governo do Maranhão será o anfitrião do evento que é estratégico na construção de uma agenda robusta de políticas públicas para o setor, ao mesmo tempo em que fortalece as parcerias internacionais e coloca o Maranhão e o Brasil em um patamar de destaque no cenário nacional e global.


Cursos de qualificação profissional

Para dar continuidade às ações de desenvolvimento e melhorias dos serviços turísticos no Maranhão, a Setur irá ofertar, de 13 a 16 de junho, cursos de qualificação profissional nos municípios de Balsas e Imperatriz, localizados no Polo Chapada das Mesas. Os cursos ofertados são de “Condutor de Visitantes em Unidade de Conservação e Ambiente Naturais”, que será ministrado em Balsas e Imperatriz, e os de “Mídias Sociais para Promoção do Turismo” e “Qualidade no Atendimento Para Bares e Restaurantes”, que serão ofertados apenas em Balsas.


Incentivo à doação de sangue

O Hemomar mobiliza doadores para reforçar os estoques da unidade com a ação Junho Vermelho. Cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas, de onde são extraídos os componentes como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (CRIO). Vale ressaltar que uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. O estoque do Hemomar, atualmente, se encontra abaixo do crítico, com cerca de 150 doações de bolsas de sangue por dia. Para atender as demandas de forma satisfatória, o hemocentro teria que trabalhar com cerca de 300 doações diárias. A rede estadual é composta por hemonúcleos localizados nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó e Santa Inês. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *