-->

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com tantas denúncias de corrupção e problemas com a Justiça Federal, que, inclusive, levaram-no à prisão, seria uma presa fácil para qualquer oposição que tivesse o mínimo de competência. No entanto, o que se vê no Congresso Nacional, é uma completa falta de coerência e competência da maior parte dos adversários do governo.

O despreparo tem ficado cada vez mais evidente com a presença nas duas casas – Câmara e Senado – do ministro da Justiça, Flávio Dino. Onze convocações para audiências com Flávio Dino foram protocoladas no Congresso.

E a incompetência é tanta, que os parlamentares, principalmente os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, insistem, como já fizeram reiteradas vezes, na tentativa de fragilizar o governo, em convocar “para dar explicações”, o ministro mais preparado de Lula, o ex-governador maranhense Flávio Dino.

A opinião é compartilhada até mesmo por bolsonaristas lúcidos, como o deputado Marco Feliciano, que declarou: “Me sinto envergonhado. Estou no meu quarto mandato, sempre fui oposição à esquerda, mas nunca vi algo assim. (…) Aqui não é lugar para lacrar. Não dá para querer lacrar na frente de um ministro preparado, como é o caso do Dino”, enfatizou Feliciano.

Nesta terça-feira, 9, durante a audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, o senador Marcos do Val, da oposição, questionou as ações de Dino durante os ataques de 8 de janeiro. O ministro foi obrigado a ironizar: “se você é da Swat, eu sou dos Vingadores”.

Do Val acredita que o governo estava ciente dos atos contra a Praça dos Três Poderes e busca provas para incriminar Lula e seus ministros. Ele disse nesta terça que aparecerá um vídeo de Dino dentro do Planalto, assim como ocorreu com o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias.

“Não adianta pegar trechos de entrevistas para pescar contradições inexistentes, a não ser na sua mente. Na verdade, o que acontece? Eu não estava lá, eu fui avisado e cheguei”, respondeu Dino, que também mostrou insatisfação sobre vídeos gravados pelo senador para as redes sociais.

“Não precisa o senhor ir para porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet porque se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? O Homem-Aranha?”.

Marcos do Val é fundador de uma empresa de treinamento policial. No currículo exposto no site da escola de táticas militares, em que Do Val ministra o curso “Super SWAT”, está descrita a atuação do senador na força policial dos Estados Unidos.

Flávio Dino ainda criticou as postagens que considerou difamatórias e agressivas de Marcos do Val nas redes sociais e classificou suas falas como “construções mentais muito singulares, que realmente não têm suporte nos fatos”.

Os debates no Senado têm sido marcados pela falta de preparo de alguns senadores da oposição, que muitas vezes buscam apenas o “seus cinco minutos de fama”, como destacou Marco Feliciano. No entanto, a competência e coerência de Flavio Dino tem se sobressaído, tornando cada vez mais evidente a falta de preparo de alguns membros da oposição.

Requerimentos de convocação de Flávio Dino

REQ 57/2023 – Autor: Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Requer a convocação do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, a fim de prestar esclarecimentos por crime de Fake News relativo a sua fala, proferida em 28 de março, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que imputa aos CACs o comércio de armas à facções criminosas.

REQ 76/2023 – Autor: Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS)
Requer a convocação do Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino, para prestar esclarecimentos acerca do impacto que os movimentos de invasões de terras provocam na segurança urbana e rural.

REQ 77/2023 – Autor: Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS)
Requer a convocação do Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino, para prestar esclarecimentos em relação às falhas na segurança e omissões ocorridas no dia 08 de janeiro de 2023.

REQ 78/2023 – Autor: Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS)
Requer a convocação do Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino, para prestar esclarecimentos em relação ao Decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023 e todas as ações do governo atual relacionadas a armamento.

REQ 81/2023 – Autor: Coronel Meira (PL-PE)
Solicita seja convocado o Ministro de Estado da Justiça e da Segurança Pública, a fim de prestar esclarecimentos sobre os atos de omissão ocorridos no dia 08 de janeiro nas Sedes dos Três Poderes da República, em Brasília, a visita ao Complexo da Maré, as recentes invasões de terra promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a política de armas do Governo Lula.

REQ 84/2023 – Autores: Delegado Caveira (PL-PA), Gilvan da Federal (PL-ES)
Solicita que seja convocado o Senhor Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino de Castro e Costa, para prestar esclarecimentos sobre a viagem ao Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, onde se reuniu com líderes comunitários; Atos no dia 08 de Janeiro de 2023 e Invasões de terras pelo MST.

REQ 90/2023 – Autor: Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Requer a convocação do Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino, para prestar esclarecimentos sobre a omissão do Governo Federal no dia 8/1; e sobre o Decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023 e as demais ações do governo atual relacionadas a armamento.

REQ 91/2023 – Autor: Gilvan da Federal (PL-ES)
Solicita que seja convocado o Senhor Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino de Castro e Costa, para prestar esclarecimentos sobre ataques a membros da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado proferido em entrevista ao veículo de comunicação Poder360, e por comparar assassinos de crianças com os atos do dia 8 de janeiro.

REQ 100/2023 – Autor: Helio Lopes (PL-RJ)
Requer a convocação do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Senhor Flávio Dino, para comparecer à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados a fim de prestar esclarecimentos a respeito da criminalização do Game.

REQ 119/2023 – Autor: Capitão Alden (PL-BA)
Requer ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sr. Flávio Dino, para prestar informações sobre as declarações dadas em audiência pública da Câmara dos Deputados em 11 de abril de 2023, considerando as informações divulgadas pela imprensa no dia 27 de abril de 2023, na matéria intitulada “Documentos mostram alerta da Abin a GSI e equipe de Dino sobre atos violentos em 8/1”, pela Folha de São Paulo.

REQ 122/2023 – Autor: Coronel Telhada (PP-SP)
Requer a convocação do Sr. Ministro da Justiça e Segurança Pública, a fim de que preste esclarecimentos acerca das prisões realizadas em operação contra dados falsos de vacina, no último dia 03 de maio de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *