-->

A Zara, pertencente ao grupo espanhol Inditex, passa por uma reorganização mundial baseada em foco maior nas vendas digitais e que envolve também o encerramento de lojas de menor porte. Uma das lojas que está sendo fechada é a de São Luís, localizada no Shopping da Ilha. O encerramento das atividades será dia 30 de julho, segundo comunicado da empresa.

A previsão é de que a rede fique com 49 lojas no País. Em todo o mundo, a Inditex tinha cerca de 7,4 mil lojas antes da pandemia, número que deve ficar entre 6,7 mil e 6,9 mil depois da reestruturação.

Os critérios para escolha de fechamento de lojas são tamanho e localização. A ideia é manter grandes lojas, com potencial para alavancar a estratégia online da companhia. Para atingir essa meta, esses estabelecimentos deverão passar por uma modernização. Já as lojas menores, consideradas satélites e localizadas em cidades com menor fluxo de clientes, perdem relevância nesse novo posicionamento.

As vendas do grupo caíram 44% no primeiro trimestre fiscal de 2020, em relação ao ano anterior, em razão da pandemia de covid-19, segundo o jornal inglês The Guardian. De fevereiro a abril de 2020, a Zara registrou um prejuízo de € 443 milhões.