-->

 

A movimentação frenética dos pretensos candidatos a governador do Maranhão, a reação política do vice Carlos Brandão com o encontro de São Mateus, a justiça oficial com as próprias mãos do Estado na execução der Lázaro e a ‘dor de cabeça’ do prefeito Eduardo Braide são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, ainda, outras ‘notícias’ da semana e Mistérios como este: “Quem são os ‘ilustrados’ que andam dormindo à base de Rivotril, só pensando no depoimento do empresário Pacovan (Josival Cavalcante da Silva) na CPI dos Combustíveis, no ‘Poder Rangedor’, principalmente depois de uma declaração do ‘dito-cujo’, de que está “contando os dias para ir” e que espera que todos os 42 deputados estejam presentes e a cobertura em massa da imprensa???!!! Pacovan foi chamado a depor, como testemunha, pelo presidente da comissão, Duarte Júnior!!! “Jesus Maria José”…!!! Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Ainda estamos a 1 ano e 4 meses das eleições de 2022, mas os movimentos de pretensos candidatos a cargos majoritários já são visíveis; todos com as suas devidas estratégias: ou para disputar realmente ou, simplesmente, para estar no jogo, ganhar musculatura e usá-la na busca de seus objetivos, que, por enquanto, permanecem guardados apenas consigo!!! A própria ex-governadora Roseana Sarney, agora entrando para o comando do MDB, ‘ensaia’ e avalia uma disputa majoritária!!! Na verdade, ela só pensa nisso e está apenas esperando aparecer a oportunidade, para, se for o caso, entrar no ‘time’ que brigará pela sucessão do governador Flávio Dino!!! Por enquanto, conforma-se com a ideia de ir para Brasília!!! Correndo ‘pelas beiradas’, o secretário Simplício Araújo já pontua em pesquisa, tem uma situação partidária confortável e se movimenta freneticamente para se viabilizar, acreditando que o cenário “ainda está aberto”, mesmo com todas as sinalizações de Dino para seu vice Carlos Brandão!!! O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ao contrário, não possui uma situação partidária confortável, mas tem como trunfo a sua base eleitoral (São Luís), o que lhe dá o argumento para se lançar!!! Pelas beiradas, também, correm o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que se movimenta bem, apostando todas as suas fichas no presidente Jair Bolsonaro, e o senador Roberto Rocha, à beira de dois dígitos nas pesquisas que já se apresentam e também apostando fichas no chefe da nação!!!

*** Na verdade, quem iniciou essa movimentação toda de olho em 2022, e ‘bem lá atrás’, foi o senador Weverton Rocha, presidente do PDT do Maranhão!!! Largou bem à frente de todos, chegou a uma posição de hoje ser considerado um nome forte para disputar o Governo do Estado, mas tem um problema: não consegue deslanchar!!! Está firme no jogo, mas, como tem sido dito aqui no Colunaço, enfrenta um dilema, que é ir para o ‘tudo ou nada’, num racha com o grupo do governador Flávio Dino, trazendo para si uma eleição difícil, cara e perigosa, ou partir para um entendimento que lhe dará uma oportunidade mais confortável de se tornar governador em 2026!!! Tudo dependerá do grau de confiabilidade nesse entendimento, caso seja possível!!! Ontem, o Colunaço teve informação de que mais uma importante tentativa foi feita na direção desse entendimento, envolvendo Flávio Dino, Carlos Brandão e Weverton Rocha!!! Dr. Pêta ainda não tem informações sobre o desfecho dessa tentativa!!! O jeito vai ser apelar para os trabalhos eficientes da infalível ‘repórter’, a nossa ‘muriçoca chipada’!!!

*** Mas o fato político de maior envergadura, essa semana, foi protagonizado pelo vice-governador Carlos Brandão, que, finalmente, instigado por apoiadores, “deu o ar da graça”, saindo de uma agenda forte de ações governamentais para um evento político de grande porte!!! Com Weverton já ganhando musculatura, apoiadores do vice entenderam que estava passando da hora de fortalecê-lo politicamente, convictos, agora, de que Brandão é o nome preferido de Flávio Dino para sair candidato pelo grupo!!! E assim, comandados pelo ex-prefeito Miltinho Aragão, de São Mateus, aproveitaram a ida dele àquela cidade, em cumprimento a uma agenda de governo, para lhe fazer uma grande e significativa manifestação de apoio!!! O vice-governador chegou a São Mateus achando que iria almoçar com uns dez prefeitos e acabou encontrando um evento com 60 prefeitos, uns 50 ex-prefeitos, presidentes de câmara, vereadores, cerca de 15 deputados estaduais, secretários estaduais, municipais, lideranças políticas…, uma representação total de 104 municípios maranhenses!!! Todos reunidos para mostrar apoio ao futuro governador, que Flávio Dino sinaliza a todo instante como seu preferido para a reeleição em 2022!!!

*** “Em 2022 estarei mais em sua campanha do que na minha”, disse, empolgada, em São Mateus, a deputada Daniella Tema!!! Filiado ao DEM, o ex-deputado Stênio Rezende, que era simpatizante do senador Weverton, fez questão de enaltecer as qualidades do vice-governador, deixando claro, ao se pronunciar, que estará no projeto dele!!! “Carlos Brandão é um nome de consenso daqueles que acreditam no governo Flávio Dino”, disse, por sua vez, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao enaltecer a forma de fazer política adotada por Brandão!!! “Foi o maior evento político que já participei, antes da largada, em todos os meus tempos nos meus mais de 20 anos de militância”, disse Miltinho Aragão, organizador da surpresa!!!

Praticamente ‘encurralado’, o vice-governador também “botou a boca” no microfone e deixou marcada a sua fala com esse trecho: “Flávio deve sair em abril de 2022 para ser o nosso candidato ao Senado. Então, eu serei o governador do Maranhão e vou governar com vocês, como municipalista”!!!

*** E teve gente tão empolgada nesse encontro, com tanto prefeito em São Mateus, que já estavam chamando a cidade de “capital”!!! “Esse foi um encontro emblemático; afinal, foi aqui também que começou a caminhada de Flávio Dino ao governo do Maranhão em 2014”, ressaltou o ex-prefeito Miltinho!!! Também não faltaram observações pertinentes, na ótica dos apoiadores de Brandão: “Weverton foi eleito pelo nosso grupo para 8 anos de mandato no Senado. Agora, com dois anos, quer ‘aposentar’ politicamente o vice-governador Brandão, que fez parte dessa luta e também o ajudou a chegar onde está hoje. Não vemos isso como uma atitude de um político de grupo”!!! Mais ou menos essa a tônica de alguns comentários feitos durante o encontro!!!

*** A propósito de eleição, e a gente pensando que Roseana e Lahesio Bonfim iam ser fiéis da balança…!!! Conversa, ‘siô’!!! Pelo visto, fiel da balança, mesmo, quem anda se mostrando é Josimar Maranhãozinho!!! Viram a manifestação dele, ontem, nas redes sociais???!!! “Nosso grupo está presente, hoje, em 41 cidades com prefeitos do PL, e no próximo mês iremos filiar mais 11 prefeitos, e (o PL) se tornará o maior partido do estado. Temos também 58 candidatos a prefeito que ficaram em segundo lugar em suas cidades. Meus amigos, o jogo nem começou ainda…”, tuitou Josimar!!! ‘Rapá’…!!! Brinca com ‘o moral da BR’, brinca!!!

*** Um dos assuntos mais comentados durante a semana, em todo país, foi a perseguição policial a Lázaro Barbosa, morto em Águas Lindas de Goiás, no entorno do DF, após uma perseguição que durou 20 dias!!! Ele era alvo de inquéritos que apuram crimes como homicídio, roubo e estupro!!! Mas o ataque a uma residência, onde ele vitimou brutalmente quatro pessoas da mesma família, em Ceilândia, na condição de foragido da Justiça, deixou a população em pânico e ao mesmo tempo revoltada!!! Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, havia fugido de presídios diversas vezes!!! A primeira foi em março de 2016, quando ele escapou do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), durante um ‘saidão’ de Páscoa!!! O benefício foi concedido depois que Lázaro, que cumpria pena em regime fechado, conseguiu progressão para o semiaberto!!! À época, ele já tinha sido condenado por roubo e estupro!!!

*** Segundo as fontes brasilianas do Dr. Pêta, a Justiça teria permitido a concessão por entender que ele já cumpria os requisitos necessários, apesar dos documentos indicarem que Lázaro não tinha autorização para saídas temporárias por conta da alta chance de ele voltar a cometer crimes!!! Na verdade, o que o Dr. Peta apurou é que Lázaro não estava usufruindo saídas temporárias (os famosos saídões), e sim saídas quinzenais (as saidinhas), que são benefícios completamente diferentes!!! De acordo com a Vara de Execução Penal do DF (VEP), Lázaro participou ‘satisfatoriamente’ de grupos de relações pessoais, e, segundo a Justiça, como no presídio não era possível que o condenado recebesse visitas da família, a cada 15 dias ele podia sair do sistema prisional, com previsão de retorno no dia seguinte!!! Antes de fugir, Lázaro já tinha sido liberado para três ‘saidinhas’!!!

*** Bom, Dr. Pêta faz esse histórico todo sobre a vida pregressa do homem caçado, capturado e morto para voltar a falar de um comentário do Jornal Pequeno publicado na edição do dia 29 de junho, com o título “Um presidente irresponsável e uma jornalista equivocada”, e que causou grande repercussão e polêmica!!! O editorial falava da ‘comemoração’ do presidente Jair Bolsonaro, em relação à morte de Lázaro, e da crítica a ele feita pela jornalista de O Globo, Maiá Menezes, ao dizer que esse fato (a comemoração) não livraria o presidente das suspeitas de prevaricação ou da sua conivência no episódio das vacinas Covaxin!!! Ou seja, pela sua análise, Bolsonaro poderia até comemorar a morte do suspeito executado, que seria aceitável, mas isto não lhe seria de grande valia em face dos demais problemas políticos que tem pela frente!!! Em outras palavras, em vez de censurar o procedimento do presidente, que agiu “a la Witzel” no Rio (lembram?), a jornalista admite o ‘direito’ do presidente de comemorar a execução do criminoso!!! E qual a censura que o editorial do meu chefe faz???!!! Ora, em primeiro lugar, uma autoridade comemorar a morte de um bandido, qualquer que seja ele, significa dizer que ela não acredita no sistema de Justiça implantado no país!!! A ‘senha’ que essa autoridade passa para as instituições policiais (e neste caso, o presidente), é que não vale a pena prender, tem que matar…, e isso debilita ainda mais as nossas instituições, sobretudo o Judiciário e o Ministério Público, que precisam ser fortalecidos, e mostra suas falhas, que são muitas e precisam ser corrigidas!!!

*** Num segundo momento, a crítica que o JP faz é no sentido de que o Estado não pode adotar as mesmas práticas dos bandidos, sob pena de com eles se nivelar. Mesmo nos casos em que a população pede vingança, o Estado tem que responder com Justiça!!! É isso aí…!!!

*** Agora um outro assunto preocupante, também abordado pelo Jornal Pequeno e ainda por O INFORMANTE (JP online) como um ‘círculo vicioso’!!! O blog levou o problema a público na noite de quinta-feira, 1, e já na manhã dessa sexta, 2, a Prefeitura de São Luís havia tomado as devidas providências em relação ao buraco profundo da Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, que danificou vários veículos só na noite em que o caso foi divulgado!!! O alerta ao prefeito Eduardo Braide foi feito com base em um vídeo gravado do local por uma proprietária de veículo que havia acabado de cair no buraco e perdido um pneu!!!

*** “O prefeito Eduardo Braide vem surfando bem na onda da vacinação, com uma boa aprovação da sociedade, mas precisa estar mais atento à gestão. São notórias as intervenções da Secretaria Municipal de Obras (Semosp) em vias e avenidas da capital, mas essas ações não estão sendo suficientes para dar segurança a condutores de veículos, que, a todo momento, são surpreendidos com buracos imensos e profundos. Como eles surgem de um dia para outro, a cada semana, a Prefeitura não dá conta com os serviços paliativos e os motoristas não conseguem saber as localizações dessas crateras para se prevenirem”, publicou o blog do JP online, acrescentando: “É o caso, por exemplo, de um buraco profundo que surgiu na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, próximo à agência do Banco do Brasil, que só na noite dessa quinta, 01, danificou vários carros. Assim como no Jaracati, outras vias e avenidas da cidade estão com buracos dessa magnitude, causando baques fortes em veículos a todo instante e dando prejuízos aos seus proprietários, principalmente em relação a pneus”.

*** O INFORMANTE chamou a atenção de Braide. “Se não houver uma intervenção estrutural séria da prefeitura, no próximo ano ele terá muitas dificuldades com essa situação dos buracos na cidade!!! E se o problema é consequência de intervenções eventualmente mal feitas pela gestão anterior, que o prefeito venha a público e fale, sob pena de ser responsabilizado sozinho por essa gravíssima situação em que a cidade se encontra hoje”!!! A repercussão foi imediata!!! Logo depois, o Jornal Pequeno passou a receber informações de outras situações na cidade!!! “Até na Avenida Litorânea, parte nova, os remendos que estão fazendo não elevam as tampas metálicas das passagens de esgoto, e assim acontece por toda a cidade, ficando rebaixos, verdadeiros buracos, que prejudicam a suspensão e pneus dos veículos!!! As pancadas fazem trincar o asfalto e com a chuva eles viram crateras!!! Parece que não existe fiscalização para serviços contratados!!! Pinturas de faixas que servem para disciplinar e até educar motoristas, que em todo o Brasil são feitas com emulsão para pintura de faixas, em São Luís são realizadas com tinta comum, que não resiste poucos meses”, afirmou um leitor do JP!!!

*** No frigir dos ovos, o prefeito mandou tapar a cratera profunda do Jacarati, resolveu o problema momentaneamente, mas de nada adiantará o paliativo!!! Ou a Prefeitura faz um esforço e realiza um trabalho consistente ou vai ficar repetindo o erro dos gestores anteriores, tapando buraco com “asfalto sonrisal” que, não demora muito, abre de novo, num círculo vicioso que atormenta a cidade e todos os seus moradores que utilizam automóveis!!! (Com Jornal Pequeno).

*** Dr. Pêta novamente teve que ‘entrar em campo’ para investigar uma denúncia encaminhada a respeito da vacina Sputnik, que não se ouviu mais falar dela!!! Afinal, o que houve com a Sputnik???!!! “Deve chegar na próxima semana; uma pequena porção”, disse uma fonte credenciada da SES consultada pelo Colunaço!!! É isso aí!!!

*** Falar em vacina, acredita que tem muita gente pensando que a Jansen é uma vacina maranhense???!!! Pois é…, ‘culpa’ da ‘nossa’ ‘marvada’ Ana Jansen, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E essa aqui!!! “TARIFA DE ENERGIA FICA 52% MAIS CARA EM JULHO”, disparou em manchete, essa semana, um dos nossos tradicionais impressos!!! Galera, o que vai aumentar não é a tarifa, é a bandeira vermelha!!! Com a crise hídrica, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão muito baixos!!! Assim, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou um reajuste na bandeira tarifária, que passa de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumido: uma alta de 52%!!!

*** E pra fechar…

Brasil despótico

Desde quando o Brasil recebeu o primeiro europeu e se tornou uma colônia do Império extramarítimo lusitano, foram forjados modos de viver baseados na expropriação, repressão e desigualdade, insuflando um sentimento despótico que gera até hoje uma política de morte.
Portanto, o que vivemos agora no Brasil é a expressão do sentimento antidemocrático que se materializou na política, tendo como componente a corrupção, que vem sendo uma experiência negativa e decisiva no projeto de destruição de país, freando e acabando com tudo o que ficou definido na Constituição Federal.
Nesse processo político, continuamos enfrentando os fantasmas soltos nos anos de chumbo que, ao longo dos anos, seguiram na sombra, ressurgindo agora para nos colocar numa encruzilhada, corroendo todos os mecanismos de controle estatal, mostrando que só vão largar o osso quando a morte da democracia no país estiver decretada e efetivada. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem são os ‘ilustrados’ que andam dormindo à base de Rivotril, só pensando no depoimento do empresário Pacovan (Josival Cavalcante da Silva) na CPI dos Combustíveis, no ‘Poder Rangedor’, principalmente depois de uma declaração do ‘dito-cujo’, de que está “contando os dias para ir” e que espera que todos os 42 deputados estejam presentes e a cobertura em massa da imprensa???!!! Pacovan foi chamado a depor, como testemunha, pelo presidente da comissão, Duarte Júnior!!! “Jesus Maria José”…!!!

*** Qual é a filha de prefeito maranhense que vai ‘espocar’ as urnas nas eleições de 2022 no Maranhão???!!! Pense num povo que adora ser gentil quando alguma jovem candidata ‘cai na sua graça’!!!

*** Mistério de um Pêtanauta: “Por que, enquanto a cidade está repleta de buracos, mesmo com ações paliativas da Prefeitura, as ruas do entorno da residência de um presidente de poder estão um verdadeiro tapete”???!!!

*** Qual foi o político ‘alvo’ do empresário e presidente da AML (Academia Maranhense de Letras), Carlos Gaspar, em recente artigo no jornal O Imparcial???!!! Interessante é que o “escriba multifacetado”, que nunca havia se manifestado politicamente em seus artigos, agora ‘saiu da toca’ para jogar duras indiretas contra um pretenso candidato a governador!!! Mistééééééééério!!!

*** Afinal, quem será o ‘fiel da balança’ nas eleições de 2022: Roseana, Lahesio, Roberto Rocha, Edivaldo, Simplício ou Josimar Maranhãozinho???!!!

*** Quem é o blogueiro “de sete meses” que anda tentando incutir na cabeça dos leitores que o PT está fechado com Weverton Rocha???!!! Sai dessa, ‘siô’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Será que tem rumo uma especulação levada a público, essa semana, dando conta de que o conselheiro Edmar Cutrim poderia antecipar a sua aposentadoria na corte para o presidente do “Poder Rangedor” ser indicado ao TCE-MA, e, consequentemente, o filho dele, deputado Glaubert Cutrim, vice, assumir o comando da Casa???!!! Rapaz, isso aí Dr. Pêta não sabe não, mas uma coisa é certa: Othelino e Glaubert são parceiros e estarão juntos em qualquer situação!!!

*** E, no caso, se essa ‘articulação’ se concretizar, a eventual nomeação de Marcelo Tavares para conselheiro do TCE na vaga de Nonato Lago, que se aposenta compulsoriamente em setembro de 2021, não ficaria prejudicada???!!! Sim, devido (e se) a ordem do escolhido, pelo que estabelecem o art. 52, parágrafo 2°, I e II, da Constituição Estadual, e a Súmula 653 do STF, recair, mais uma vez, na escolha de um membro do MP junto ao TCE!!! Mas há controvérsias…, e muitas!!!

*** Qual cidade maranhense foi a primeira no Brasil a vacinar 100% da população adulta com a 1⁰ dose e que não registra uma morte sequer por coronavírus há 60 dias???!!! Essa merece ser ‘lançada’ antes de qualquer foguete!!!

*** Quem foi a figura que incorporou Ethan Hunt, personagem do filme ‘Missão Impossível’, no ‘furto’ de informações na região central da ‘terrinha’???!!! Saaaaaaaaaaai!!!

***