-->

 

Morreu na tarde desta terça-feira, 29, em São Luís, aos 85 anos, o conhecido desportista maranhense Cláudio Antônio Vaz dos Santos, o ‘Cláudio Alemão’. Há alguns anos Cláudio Vaz vinha enfrentando problemas de saúde, que se agravaram com o tempo, até que nesta terça ele veio a falecer.

Nas décadas de 1950/60, Cláudio Alemão foi atleta de Basquetebol, Voleibol, Futebol de Campo e de Salão, Atletismo e Natação. Pertenceu à famosa “Geração de 53”, do esporte maranhense, atuante nas décadas de 50 e 60. Faziam parte desse grupo: José Reinaldo Tavares, Alim Maluf, Mauro Fecury, Raul Guterres, Janjão Vaz dos Santos, Cel. PM Bebeto Barateiro de Costa. Por iniciativa de Mauro Fecury, esses atletas ainda hoje se reúnem, no mês de dezembro, para os Jogos dos Amigos, para relembrar o passado de atletas, disputando várias modalidades, junto com os “jovens” das gerações que o precederam.

Em 1971, Cláudio Vaz participou da criação de escolinha de judô e com esse trabalho foi criado o primeiro Festival Esportivo da Juventude (FEJ), já com ele no governo. O Colégio São Luiz foi o primeiro campeão do FEJ. Foi a época que o professor Dimas começou a atuar e trabalhar com Cláudio Vaz

Em 1972, foi nomeado Diretor do Departamento de Educação Física, acumulando no Costa Rodrigues e levando tudo para lá. Cláudio era coordenador, diretor do departamento de Ed. Física do Estado e presidente do Conselho Regional de Desportos (CRD), ligado ao CND (Conselho Nacional de Desporto), presidido pelo Brigadeiro Jerônimo Bastos. Com esse movimento, o Maranhão pode participar do JEB’s, em 72. Cláudio Vaz e professor Dimas organizaram as equipes de Handebol e Ginástica Olímpica. Coronel Alves organizou a de basquete; voleibol, Graça Hiluy. E vieram então os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

Cláudio Vaz também trouxe uma grande atração ao Maranhão, os Globen Trotters, maior evento intencional de esporte que já houve no estado, junto com José Alberto Moraes Rego, então presidente da Associação Maranhense de Basquete. A apresentação aconteceu no estádio Nhozinho Santos, onde foi improvisada uma quadra de basquetebol, 20 x40m. Foi no governo de Pedro Neiva.

Em 1973, Cláudio Alemão realizou o primeiro JEM’s.. Depois, conseguiu formam uma equipe de professores excelente para ir ao JEBs. Em um ano o Maranhão evoluiu demais em todas as modalidades. Nos JEBs, foi formada uma delegação de 225 atletas, e com os dirigentes somava 250 pessoas. Com total apoio dos governos federal e estadual, o Maranhão viajou a Brasília, em dois aviões fretados.

Em 1980, Cláudio Vaz trabalhou na Fundação Municipal de Esportes (FUMESP), na gestão de Mauro Fecury na prefeitura da capital. No governo Lobão, foi nomeado Coordenador de Esporte por Phil Camarão, que lhe deu total autonomia. Depois foi trabalhar com o então prefeito de Caxias Paulo Marinho e voltou à Sedel quando Marly Abdalla assumiu novamente e o convidou. Depois passou pelo governo Roseana e finalmente, depois de trabalhar com Manoel Ribeiro (então presidente da Assembleia Legislativa), como coordenador parlamentar, Cláudio Alemão chegou ao governo José Reinaldo como subsecretario de esportes e lazer, na administração Alim Maluf.