-->

O comércio local tem uma projeção de faturamento de R$ 134.857,043 para compras relacionadas ao Dia das Mães, no próximo mês de maio.

Nordman Wall (Fapema), Júnior Marreca (Seinc), Maurício Feijó e Eduardo Alcoforado, da Associação Maranhense de Distribuidores Atacadistas (AMDA).

Os dados são de uma Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024 apresentada, nesta terça-feira, 23, durante um café da manhã com a imprensa promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio – MA)

O objetivo da sondagem foi compreender as tendências e preferências dos consumidores durante esse período, considerado o segundo mais importante para o comércio.

A pesquisa, apresentada por Liana Sousa, responsável técnica pelo estudo, realizado entre 17 e 20 de abril, destacou informações sobre o orçamento médio destinado aos presentes, os tipos de presentes mais procurados, os canais de compra preferidos e o impacto de fatores econômicos e sociais na decisão de compra.

Setecentas pessoas foram questionadas sobre intenção de consumo neste Dia das Mães. O resultado mostrou que 56,9% têm intenção de consumir e que 19% ainda estão indecisas, aguardando, por exemplo, as promoções que normalmente acontecem no período. “No entanto, são potenciais promoção, mas são consumidores”, destacou Liana Sousa, resumindo em 76% o índice total de potencial de potenciais consumidores para a data.

Trata-se de um volume de vendas equivalente ao que se viu no mesmo período do ano de 2023, mas, agora, com características diferentes e com uma melhor educação financeira do consumidor, graças às inúmeras renegociações de dívidas oferecidas.

A pesquisa mostrou, também, o vestuário como item de maior preferência nas compras, seguido de celular, fogão e geladeira.

Como pretendem pagar – A pesquisa mostrou, também, como os consumidores pretendem pagar as compras. O resultado foi este: Cartão de crédito, 45.3%, e PIX, 34,4%

Quanto aos prazos, a maioria pretende pagar de 4 a 10 vezes.

Locais onde pretendem comprar – Conforme a pesquisa, 54,4 pretendem comprar na Rua Grande, 51,3% nos shoppings e 16,6% em lojas de bairros.

O evento contou com a presença do presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó; do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, e do presidente da Associação Maranhense de Distribuidores Atacadistas (AMDA), Eduardo Alcoforado.

Encontro de negócios – No café da manhã foi apresentado à imprensa o Encontro de Negócios – Setor de Alimentos, que acontece também nesta terça, à tarde, na Federação do Comércio, tendo como proposta estabelecer parcerias estratégicas e promover trocas comerciais vantajosas, com exposição de mais de 20 empresas maranhenses.

Alinhado ao intuito de impulsionar o negócio local, foi destacada a importância da qualificação dos empresários para se conectar com novos negócios, consolidar produtos promissores e ingressar no processo de exportação de forma planejada.

Convidamos a imprensa para esse momento especial em que apresentamos o Encontro de Negócios do Setor de Alimentos e os dados da nossa pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães. Reconhecemos o papel crucial da imprensa para a disseminação de informações e, por isso, este evento é uma oportunidade para fortalecer nossa parceria e enriquecer o debate sobre o cenário econômico e as perspectivas do comércio local”, destacou Maurício Feijó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *