-->

Após atravessar longos períodos de desavenças ideológicas, os vários segmentos religiosos cristãos estabeleceram um movimento conclamando todos os seus fiéis à congregação comum. Esse fenômeno de agregação foi denominado Ecumenismo.

Desembargadora Graça Amorim: o dom de agregar

Fazendo paralelo com esse conceito secular, os recentes eventos que comemoraram a ascensão da promotora de justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão foram marcados pelo espírito de um verdadeiro ecumenismo jurídico e político em seu Estado.

Com o expressivo comparecimento das principais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual e Federal, e do Tribunal de Contas, além de várias personalidades da sociedade civil, da classe empresarial, de familiares e amigos, como o ex-presidente do Brasil José Sarney e o ministro do Supremo, Kássio Nunes Marques, a desembargadora Graça Amorim foi diplomada e homenageada com a entrega da Medalha Especial do Mérito Judiciário Cândido Mendes, em sessão solene, no dia 21.06 (sexta-feira), na Sala das Sessões Plenárias da sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, local que não conseguiu deixar antes de receber os cumprimentos de uma legião de pessoas que formaram uma longa fila para saudá-la.

Atuando por mais de três décadas como promotora de justiça, Graça Amorim chegou ao Tribunal de Justiça do Maranhão como a primeira mulher ocupante da vaga de desembargador(a) do Quinto Constitucional destinada aos membros do Ministério Público Estadual, sendo nomeada pelo governador do Estado, Carlos Brandão.

Na noite do mesmo dia, para comemorar a consagração da desembargadora Graça Amorim, seus filhos Guilherme (juiz de direito), Gustavo (desembargador federal do TRF-1), Gabriel e Geovanne (advogados) convidaram para animada festa realizada em dois salões do elegante Hotel Blue Tree e que só se encerrou nos primeiros raiares do sábado.

A recepção foi marcada pela transposição dos muros ideológicos e arrefecimento das conturbadas relações políticas características do Estado. A presença no evento do governador Carlos Brandão, dos senadores Weverton Rocha e Ana Paula Lobato, acompanhada do esposo e deputado estadual Othelino Neto, da deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney, do renomado advogado Sálvio Dino, dentre outras tantas figuras que representam ou têm ligações partidárias com governistas e oposicionistas, simbolizavam o momento de ecumenismo que propiciou uma celebrada atmosfera de descontração, cordialidade e afeto pela promoção da nova togada da Corte de Justiça Maranhense.

Foram aproximadamente 600 convidados, estando, também, entre estes os próprios colegas integrantes do Ministério Público que concorreram com a magistrada para a vaga do Quinto Constitucional.

A atual desembargadora Graça Amorim, que no âmbito do exercício de sua atuação no Órgão Ministerial, atuou de forma austera, competente e equilibrada, reconhecida pela gentileza no trato e de personalidade afável com todos, colhe os frutos do que plantou a vida inteira tanto nas amizades firmadas no âmbito de suas relações pessoais quanto na convivência no campo profissional.

Com genuína simplicidade, a magistrada cativou vastos laços de fraternidade. Interlocutora atenta e vibrante, constituiu em torno de si um protagonismo admirável na arte do diálogo e da saudável convivência em sociedade. Todos esses predicados só poderiam resultar em um dia memorável e que resultou no maior acontecimento festivo da comunidade jurídico-política dos últimos tempos no Estado do Maranhão.

Abaixo a lista das autoridades e das personalidades presentes nos eventos:

Personalidades:

José Sarney (ex-presidente da República);

Edison Lobão (ex-senador e ex-governador do Maranhão);

Demóstenes Torres (procurador de justiça aposentado e ex-senador do Goiás);

Edson Vidigal (ministro aposentado e ex-presidente do STJ);

Alberto Tavares (Desembargador Federal aposentado e ex-presidente do TRF-1);

Raquel Dodge (procuradora regional da república e ex-procuradora geral da república);

Integrantes do Poder Judiciário:

Ministro Kássio Nunes Marques (STF);

Ministro do Reynaldo Soares da Fonseca (STJ);

Ministra Morgana Richa (TST);

Desembargadora Federal Gilda Sigmaringa Seixas (vice-presidente do TRF-1);

Desembargadores Federais do TRF-1: Carlos Pires Brandão; Eduardo Moraes da Rocha; Gustavo Soares Amorim; Kátia Balbino; Maria do Carmo Cardoso, Newton Ramos, Pablo Zuninga; e Roberto Veloso.

Desembargadora Federal Mônica Nobre (TRF-3 e conselheira do CNJ);

Desembargadores Federais do TRF-5: Germana Moraes e Leonardo Carvalho;

Desembargador Federal Flávio Boson Gambogi (TRF-6);

Desembargador Jomar Moraes (corregedor geral de justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM);

Desembargador José Wilson Araújo (Tribunal de Justiça do Piauí – TJPI).

Integrantes do Poder Executivo:

Carlos Brandão (Governador do Maranhão);

Ibaneis Rocha (Governador do Distrito Federal);

Eduardo Braide (Prefeito de São Luís)

Integrantes do Poder Legislativo:
Senador Weverton Rocha;
Senadora Ana Paula Lobato;
Deputada Federal Roseana Sarney
Deputados Estaduais Leandro Bello, Glalbert Cutrim e Othelino Neto.

Além do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Marcelo Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *