-->

O governador Carlos Brandão nomeou Maria da Graça Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA). A nomeação foi assinada nessa terça-feira (7), a partir da eleição feita pelo chamado “Quinto Constitucional”, que reúne votos de membros do Ministério Público estadual (MPMA).

“Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado”, postou Brandão em suas redes.

Brandão com a nova desembargadora Maria da Graça Amorim

É a primeira vez que um governador nomeia uma mulher maranhense como desembargadora pelo Quinto Constitucional. A decisão reforça a política do chefe do Executivo de incluir mulheres em cargos de destaque no Maranhão, a exemplo de seu apoio à eleição da deputada Iracema Vale para a Presidência da Assembleia Legislativa e da escolha de Flávia Gonzalez para o Tribunal de Contas do Estado, sendo ambas pioneiras em seus cargos.

Agora, o governador nomeia Maria Graça Amorim para o TJ-MA, escolhendo-a da lista tríplice composta também pela procuradora Maria Luiza Ribeiro Martins e o promotor de Justiça Pablo Bogéa Pereira Santos.

Carlos Brandão destacou que a escolha exigiu tempo para ser bem refletida diante da qualidade dos três candidatos eleitos pelo MP-MA no Quinto Constitucional.

“Todos os candidatos da lista tríplice têm profunda competência e seriedade com o trabalho que já desenvolvem. Contudo não tenho dúvidas de que a experiência de Maria da Graça irá somar ainda mais ao trabalho eficiente que o Tribunal de Justiça do Maranhão vem realizando. Além disso, reforçamos a importância de termos excelentes profissionais mulheres ocupando ainda mais espaços. Desejo a ela muito sucesso em sua nova missão!”, desejou Brandão.

Graça Amorim afirmou que irá levar sua longa experiência no Ministério Público para Magistratura, com gratidão a todos que lhe deram o voto de confiança: “Meu coração transborda de alegria por poder exercer a jurisdição, mantendo a mesma integridade, celeridade e independência que marcaram minha atuação no Ministério Público!”

Perfil da desembargadora – Graça é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador federal do TRF1 de 2004 a 2014. Natural de São Luís e formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é promotora há 32 anos, entrando no Ministério Público do Maranhão em 1992.

Ao longo da carreira no MP-MA, atuou e oficiou por mais de três décadas nas comarcas de Codó, Timbiras, Timon, Itapecuru-Mirim e São Luís. Também atuou no Conselho Nacional do Ministério Público por requisição do procurador-geral da República.

2 thoughts on “Governador nomeia Graça Amorim, primeira mulher como nova desembargadora do TJMA

  1. Essa nomeação da ex- esposa do atual gov. Carlos Brandanoso já tinha escrituras lá nas estrelas da galáxia oreon!!!!! Olha rapaz!!!!!!!!

  2. Infelizmente o velho é oprimido MARANHÃO até hoje continua sendo explorado e aprisionado aos oligarcas de plantão. Vitorino Freire fez uma estupenda escola de exímios aprendizes de alianças e coronéis lojistas famintos por poder!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *