-->

O Governo do Maranhão tem investido fortemente em pesquisa e inovação, entendendo ser fundamental para impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida da população e enfrentar desafios globais. Uma série de pesquisas apoiadas pela gestão estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), foram apresentadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Durante cinco dias, a cidade foi vitrine para divulgar a pesquisa científica do estado, reforçando a missão do governo no estímulo à ciência e à tecnologia. A FAPEMA desempenhou papel essencial, apresentando uma série de atividades que mostraram o talento, criatividade e a dedicação dos pesquisadores maranhenses. No evento, foram promovidas oficinas do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), para capacitação de empresas neste ramo de comércio.

Pesquisas que impactam em áreas prioritárias para a população, foram expostas na SNCT, a exemplo do trabalho ‘Cristal luminense para aplicação em dispositivo de fotônica’, da professora do grupo do Laboratório de Pesquisas Biológica, Física, Química e Material do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Millena Lima. Ela aponta que, após a conclusão, o estudo terá grande significado na saúde, sendo contribuinte no tratamento do câncer de boca e pele.

A apresentação de projetos com soluções inovadoras foi outra marca da agenda da semana científica. O projeto ‘Aproveitamento de fibras de coco verde para área elétrica, eletrônica’, da engenheira elétrica, Maria Eduarda Salgado Macedo, propõe utilizar esse coco, que é abundante e muito consumido no estado, para produção de equipamentos elétricos de baixo custo.

Ainda, entre os atrativos do estande da FAPEMA, o lançamento de obras, que apresentam o resultado de pesquisas desenvolvidas por cientistas do estado e que receberam apoio da fundação. Essas publicações somam para ampliar o conhecimento científico e contribuem para disseminar o saber. Na lista, a obra ‘Reserva extrativista do Ciriaco, Maranhão, Brasil: Potenciais de feora e Entomofauna’, organizada pelas professoras da Uemasul, Ivaneide de Oliveira Nascimento e Fabiana dos Santos Oliveira, traz coletânias de pesquisas realizadas na Reserva Extrativista Ciliaco, localizada na cidade de Cidelândia.

Além disso, a SNCT em Imperatriz possibilitou troca de experiências e intercâmbio entre pesquisadores, permitindo que o público interagisse diretamente com os cientistas e compreendessem melhor o impacto de seus estudos. O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou que essa interação foi fundamental para despertar o interesse do público, principalmente jovens, pelo campo da pesquisa e da inovação, incentivando futuros cientistas.

Outro ponto forte do evento é a apresentação de casos de sucesso, nos quais pesquisadores maranhenses compartilham suas experiências e conquistas. Esses exemplos inspiram outros a seguir o caminho da pesquisa e da inovação, demonstrando que é possível fazer a diferença no estado e no país por meio do trabalho árduo e dedicação à ciência, avalia Nordman Wall.

A SNCT consolida o compromisso do Governo do Maranhão com o avanço da ciência e da tecnologia, e se configura como um farol de conhecimento, iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e inovador para o estado e o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *