-->

Foram entrevistadas 800 pessoas, entre sexta-feira (29) e sábado (30), em todas as zonas eleitorais da capital maranhense

O Instituto Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO) disponibilizou, neste domingo, 31, a sua segunda pesquisa, e última do ano, em São Luís, sobre a preferência dos eleitores ludovicenses, mostrando possíveis cenários na disputa das eleições municipais de 2024.

A nova sondagem foi realizada entre sexta-feira, 29, e sábado, 30, com 800 pessoas sendo entrevistadas, em todas as zonas eleitorais da cidade. A amostra atinge um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para os resultados.

Estimulada

A sondagem estimulada – na qual são apresentadas opções para escolha – mostra que a preferência entre os eleitores ludovicenses questionados está entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB). De acordo com o levantamento, Braide aparece com 36,5%, seguido por Duarte, com 26,0%.

Em seguida, tecnicamente empatados, estão Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido), com 8,1%, e Wellington do Curso (sem partido), 8,0%. Abaixo de 5% na pesquisa para 2024 na capital maranhense estão Neto Evangelista (União), com 5,1%, seguido por Dr. Yglesio (PSB), com 4,0%. Fábio Câmara (PDT) aparece com 1,0% e Diogo Gualhardo (Novo) foi citado por 0,3%. Outros 6,6% responderam branco/nulo e 4,4% não souberam responder.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados declaram intenção de voto sem que nenhum nome tenha sido apresentado, os indecisos continuam sendo a maioria na capital maranhense: somam 36,3% que não sabem ou não responderam, além de 12,8% que votariam nulo ou branco.

Outros 28,5% declararam voto no atual prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato à reeleição. O deputado Duarte Júnior (PSB) foi citado por 12,0% dos eleitores; o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido) por 4,1%; os deputados Wellington do Curso (sem partido) por 2,4%; Neto Evangelista (União Brasil) por 1,9% e Dr. Yglesio (PSB) por 0,8%.

O ex-vereador Fábio Câmara (PDT) aparece com intenção de voto de 0,3% na pesquisa espontânea para a eleição de 2024 em São Luís. Assim como Fábio, outros nomes aparecem com 0,9% dos votos.

Rejeição

A pesquisa realizada pelo Instituto EPO também avaliou o índice de rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís para as eleições do próximo ano. Entre os nomes questionados, o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior foi apontado como o mais rejeitado, somando 24,0% das respostas negativas.

Questionados sobre “em quem não votariam de jeito nenhum” pelo instituto, em segundo lugar, figura o atual prefeito Eduardo Braide, com uma rejeição de 14,3%. Na sequência, o deputado estadual Wellington do Curso obteve 10,5% de rejeição entre os entrevistados.

Os pré-candidatos com menores índices de rejeição, abaixo dos 10%, foram Duarte Júnior (7,3%) e Dr. Yglesio (7,0%); Neto Evangelista (5,4%), Diogo Galhardo (4,85%) e Fábio Câmara (3,5%). A pesquisa revelou que 10,0% dos eleitores não rejeitam nenhum dos nomes, enquanto 13,2% não souberam responder ou não responderam à pergunta.

Apoio da Câmara

O instituto também fez uma avaliação sobre a Câmara Municipal e ouviu pela primeira vez a opinião dos eleitores ludovicenses em relação ao peso da Casa na disputa municipal.

Nesse cenário, o levantamento mostrou que 61,3% dos entrevistados consideram o apoio do Legislativo como fundamental para eleger o prefeito. Outros 21,5% disseram discordar e 13,5% ficaram neutros ou indiferentes em relação ao questionamento, enquanto 3,7% não souberam responder ou não responderam à pergunta.

Vereadores mais citados

A amostragem realizada pela EPO também ouviu eleitores da capital sobre seu voto para vereador. Nesse cenário, a consulta foi espontânea, com os entrevistados citando nomes de sua preferência sem a apresentação de uma lista.

Ao serem perguntados “se as eleições fossem hoje em que votaria para vereador”, de acordo com os entrevistados, Marcelo Poeta – que já assumiu em duas oportunidades nesta legislatura – é o nome mais lembrado da capital maranhense, citado por 1,9% dos entrevistados.

Na sequência, aparece o vereador Beto Castro, com 1,5% das citações, seguido por Marquinhos, citado por 1,4% dos entrevistados. Astro de Ogum e Paulo Victor despontam com 1,3%, enquanto Chaguinhas e Raimundo Penha surgem com 1,1%.

Em seguida, aparecem Nato Júnior e Silvana Noely, com 0,9%. A lista dos mais citados inclui ainda Andrey Monteiro, Alex Paiva e Concita Pinto, com 0,8%; Edson Gaguinho e Karla Sarney, com 0,6%. Domingos Paz, Marcial Lima, Coronel Ivaldo, Kenaz Cristian, Rosana da Saúde, Sérgio Araújo e Umbelino Júnior, aparecem com 0,5%. Enquanto Cezar Bombeiro, Aldir Júnior, Álvaro Pires, Daniel Oliveira, Marlon Botão, Ribeiro Neto e Samuel Sá Filho, figuraram com 0,4%.

A lista também inclui Antônio Garcez, Armando Costa, Dr. Gutemberg Marcos Castro e Pavão Filho, com 0,3%. Por fim, Foca, Katia Lobão, Dra. Sônia Sousa, Octávio Soeiro, Chico Carvalho, Genival Alves e Thiago Freitas, surgiram com 0,1%. Quatro dos atuais parlamentares não foram citados e 19 ex-vereadores ainda são lembrados pela atuação do mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *