-->

Por Walter Canales – Reitor da Universidade Estadual do Maranhão

A palavra “orgulho” traduz um sentimento comum em toda a comunidade da Universidade Estadual do Maranhão: a identidade e a grande satisfação com as próprias realizações, construídas ao longo de mais de 42 anos de dedicação ao povo maranhense. Uma trajetória alicerçada em uma formação digna, cidadã e de excelência, que também olha para o futuro com esperança e entusiasmo.

Como instituição pública de grande prestígio, a Uemadisponibiliza cursos de bacharelados, licenciaturas, tecnólogos, especializações, mestrados, doutorados e cursos à distância. São mais de 25 mil alunos distribuídos em mais de 150 cursos nas mais variadas modalidades de formação. Conhecimento difundido nas salas de aula, nos laboratórios, nas atividades de pesquisa, extensão,inovação e internacionalização, que retorna à sociedade em ações concretas ligadas às demandas do mercado de trabalho.

Nosso compromisso vai além de garantir uma educação de qualidade. A Uema quer democratizar o acesso ao ensino superior ao povo maranhense, de forma inclusiva e sustentável. Queremos encurtar distâncias, alcançar mais municípios, atender vulneráveis, conceder opções de modalidades de cursos, por isso, além dos campi presenciais em 20 municípios, temos mais 58 polos em parceria com prefeituras municipais para difusão da EaD e dos Programas Especiais.

Os Programas Especiais são iniciativas da Universidade para atender demandas de um público específico, notadamente no interior do estado. Atualmente, são três: o PROETNOS, que qualifica professores que atuam em comunidades tradicionais indígenas e quilombolas em cinco municípios; o Programa ENSINAR, de formação de professores em 50 cidades maranhenses para atuação, sobretudo, na educação básica; e o ProfiTec, que oferta cursos em carreiras de tecnologia em 12 municípios do estado.

Nos últimos 15 anos, a Uema registrou, ainda, uma grande expansão dos Cursos de Mestrado e Doutorado, ampliando o quantitativo de 2 cursos em 2008 para 26,atualmente. Contribui, assim, para a ampliação da formação de mestres e doutores, tão necessária em nosso estado. Na Extensão, um trabalho igualmente intenso: a Uema financia 320 bolsas e vários projetos que levam a Universidade à sociedade por meio de atividades de impacto social, cultural ou econômico.

Cerca de 80% dos alunos aprovados no último vestibular da Uema vêm de escolas públicas. São alunos que depositam na Universidade a expectativa de um futuro promissor. É por isso que também temos como objetivo garantir que todos eles tenham acesso igualitário às oportunidades educacionais. Temos Auxílios Creche, Moradia, Alimentação, para Pessoas com Deficiência, além de outros, com o objetivo de combater a evasão. Fazemos isso porque acreditamos no futuro de cada aluno que estuda na Uema e que tem na educação a ferramenta transformadora de suas vidas.

Mantida com recursos do tesouro estadual, a Uemaparticipa ativamente das ações educacionais do ensino superior, em consonância às premissas do Governo Carlos Brandão, que tem a Educação como um dos seus pilares. É um ecossistema complexo, dinâmico e com centenas de ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em todo o estado, em constante evolução, que traz a todos que participam dessa comunidade um grande Orgulho de ser Uema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *