-->

Municípios interessados em aderir ao Programa Cidade Empreendedora já podem buscar uma das Unidades Regionais do Sebrae no Maranhão, Núcleos de Atendimento Empresarial ou Postos de Atendimento Avançado. A instituição acaba de lançar o terceiro ciclo dessa estratégia poderosa que apoia o desenvolvimento dos territórios e subsidia prefeitos e suas equipes para uma gestão focada em resultados que reverberem na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e no ambiente legal promissor e favorável para o fomento do empreendedorismo local.

Formalização de parceria e renovação de convênio do Cidade Empreendedora: Ivo Rezende, Celso Gonçalo e Júnior Marreca

“No ciclo anterior, que aconteceu no período de 2021 e 2022, estivemos presentes em 70 municípios, onde vivem 61% de população do estado, que corresponde a mais de 250 mil pequenos negócios instalados. Parte desse quantitativo – 53 municípios, foram atendidos pela parceria com o Governo do Estado e os demais por contratação direta conosco, via unidades regionais”, aponta o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, destaca os benefícios do programa para os territórios

O Cidade Empreendedora no Maranhão acontece desde 2020, estruturado, hoje, em cinco eixos bases: Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro. “Com os eixos definidos, o Sebrae pode realizar uma abordagem mais sólida nas estruturas municipais, contribuindo para melhorar, continuamente, o ambiente de negócios, pois estará trazendo soluções considerando o grau de maturidade de cada município”, destaca a gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão, Cristiane Correa.

Neste terceiro ciclo, para ser mais efetivo e alcançar os resultados a que se propõe, o Cidade Empreendedora traz a novidade de abordagem dos eixos por grupos de soluções temáticas, onde o município pode selecionar, de acordo com suas vocações, seu perfil econômico, seu porte ou suas próprias demandas e necessidades. Os grupos são de livre escolha dos municípios, que podem escolher entre Empreendedorismo Feminino, Cidade de Negócios, Agronegócio, Turismo, Inovação e Sustentabilidade, Gestão Empreendedora, Educação Empreendedora, Liderança Empreendedora e Sala do Empreendedora Avançada.

“Quem define o que vai aderir é o município dentro, obviamente, de um programa de governo e seguindo as estratégias de desenvolvimento de suas vocações econômicas e cadeias produtivas. O que faremos como Sebrae, é equacionarmos e alinharmos nossas soluções para irem ao encontro das necessidades apresentadas pelo município de modo que os resultados propostos sejam alcançados e possamos contribuir para que aquele território se torne um lugar cada vez melhor para se viver, com oferta de mais trabalho e oportunidades para quem quer montar seu negócio, enfim, onde as pessoas podem dar andamento aos seus sonhos e projetos”, sinaliza o diretor superintendente da instituição, Albertino Leal

O Cidade Empreendedora é uma estratégia do Sebrae Maranhão de desenvolvimento territorial com vistas a políticas públicas que engajam gestão pública, lideranças e parceiros locais com perspectiva de melhoria do ambiente de negócios – induzindo os municípios a se transformarem em bons locais para se viver e empreender. Nesse contexto, o programa atua para a transformação progressiva dos territórios, com o fortalecimento dos municípios, de onde surgem novos negócios mais criativos e sustentáveis.

Parcerias importantes

Recentemente, durante o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, o Sebrae assinou duas parcerias a favor do desenvolvimento do Maranhão – um Termo de Cooperação Técnica com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com foco na expansão do ambiente legal para os pequenos negócios, e o segundo com o Governo do Estado, que renovou o convênio do Programa Cidade Empreendedora para levá-lo para mais 70 municípios maranhenses, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC).

“Com isso, temos aí expectativas muito positivas para este novo ciclo que já iniciou o processo de adesão dos municípios – além daqueles que o governo do Estado irá indicar. O Cidade Empreendedora é aberto para os municípios que ainda não serão contemplados nessa parceria com o Governo do Estado ou para aqueles que já são Cidade Empreendedora e querem renovar a parceria conosco”, informa o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal.

Além das unidades regionais, NAEs e Postos de Atendimento Avançado, os prefeitos interessados em aderir ao programa Cidade Empreendedora podem agendar com a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, localizada na Sede, em São Luís, para mais informações. Contato: 3216-6111.

Capacitação de Agentes de Desenvolvimento para melhorar o atendimento nas Salas do Empreendedor integra pacote do Cidade Empreendedora

Principais resultados do segundo ciclo
Com trabalho do programa, em especial com a atuação da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), foi contabilizada a redução de 65% no tempo de abertura de empresas nos 70 municípios trabalhados no segundo ciclo do Cidade Empreendedora – saindo de 60 horas para menos de 22 horas no tempo de abertura de uma empresa.

Quase totalidade dos municípios trabalhados tiveram saldo positivo de emprego, com destaque para São Luís, Balsas, Açailândia, Timon e São José de Ribamar que lideram a geração de novos pequenos negócios – segundo dados do painel de empregos da Jucema.

Nesses municípios, houve incremento de 37 Salas do Empreendedor inauguradas ou reestruturadas entre 2021 e 2022, ajudando a desburocratizar os processos empresariais e instaurando um ambiente mais favorável para o fomento de novos negócios e cadastro de microempreendedores individuais, o que aumentou a arrecadação municipal.

Em 2022, o município de Estreito recebeu inventário Turístico, como entrega do Cidade Empreendedora, documento que subsidia ações da gestão municipal para desenvolver a atividade turística local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *