-->

Por Prof. Dr. Af Ali Uthant Moreira Lima da Costa | Diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UEMA e Membro da Academia Maranhense de Medicina – AMM

Na atual conjuntura de criação de novos cursos de medicina no Brasil, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) enfrenta o desafio de operacionalizar o curso de graduação em Medicina, comprometido em preparar futuros médicos para enfrentar os graves problemas de saúde pública que afetam o Maranhão.

A elaboração desse projeto exigiu um esforço coletivo, que visou atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina e, principalmente, os anseios da sociedade maranhense.

A história do curso de Medicina da UEMA teve início em junho de 2021, em meio à crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19 e ao déficit de médicos no estado. Coube ao então Reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Pereira Costa, iniciar os estudos para a implantação do curso no Campus São Luís, acreditando que essa medida contribuiria para formar profissionais capacitados para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão.

Em 18 de outubro de 2022, em celebração ao Dia do Médico, o governador do Estado, Carlos Brandão, anunciou o início da construção do complexo educacional do CCS no Campus São Luís, que abrigará o curso de Medicina e a clínica-escola. Ele destacou que essa era uma conquista social importante para os filhos dos trabalhadores e estudantes do Maranhão. Assim, a UEMA dava um passo significativo rumo à oferta de uma formação médica gratuita e acessível.

Em 2023, o atual Reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana, deu continuidade ao projeto, realizando concurso público para professores adjuntos, viabilizando salas de aula, uma biblioteca setorial, laboratórios de anatomia humana, morfofuncional e de habilidades médicas.

As atividades acadêmicas da primeira turma foram iniciadas em 9 de setembro de 2024, marcadas pela aula magna e pela tradicional solenidade do jaleco, que passa a integrar o calendário acadêmico da UEMA.

A criação deste curso na UEMA contribuirá significativamente para a melhoria das condições de saúde da população, o fomento do desenvolvimento acadêmico e científico, e o fortalecimento do estado tanto social quanto economicamente. Acreditamos que a primeira turma do curso de Medicina do Campus Paulo VI deixará um legado que será seguido pelas futuras gerações de estudantes. Nossos alunos desenvolverão competências focadas em um perfil ético, humanista, crítico, reflexivo e generalista, vivenciando experiências educacionais em unidades básicas de saúde, clínica-escola e hospitais.

Sejam todos bem-vindos à construção deste legado, que certamente transformará o futuro da saúde no Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *